segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Um narrador diferente




Já conhecia isto há algum tempo, mas só vi agora no Youtube. Nos anos 80, a FOCA decidiu fazer um programa com o resumo do Campeonato do Mundo de Formula 1 para eventualmente ser vendido em cassete VHS, com os melhores momentos desse campeonato. E em três ocasiões (1982, 1984 e 1986), convidaram o jornalista australiano Clive James para narrar esse campeonato.


E porquê ele e não outro? Para além de ser fã de automobilismo, Clive é conhecido em Inglaterra pela sua visão sarcástica das coisas. É como alguém convidar (isto só os tugas percebem) o Ricardo Araújo Pereira, um dos Gato Fedorento, para comentar o DVD do Campeonato Nacional da 1ª Divisão... portanto, comentar por exemplo o recorde de pole-positions de Nelson Piquet em 1984 com o seu Brabham, ou dois anos antes, falar sobre a famosa briga entre ele e o chileno Eliseo Salazar, em Hockenheim, tem mais motivos para rir do que outra coisa. Pelo menos, na visão dele, as coisas tem outro sabor...


Como amostra do seu estilo, deixo-vos o video mais famoso da temporada de 1984: o (curto) GP do Mónaco. Podia ser outra prova do campeonato, mas escohi este como dica para vocês possam explorar os restantes videos dessa temporada...

6 comentários:

Pedro disse...

Olá Speeder, eu tenho todos os videos que esse narrdador fez sobre as temporadas de Fórmula 1, são uma barrigada de riso do principio ao fim, o melhor para mim é o de 1983, o homem manda com cada boca!

Um abraço

Pedro Costa

Paulo Moreira disse...

Oi Speeder, como faço para encontrar esses videos, principalmente se não estou na europa?
abs
Paulo Moreira

Speeder76 disse...

Paulo:

Se referes ao DVD do campeonato, a melhor dica é veres as lojas online, para saber se isso existe nessa plataforma, pois nem tudo que foi gravado em VHS pode ter passado para DVD. Tenta as lojas online inglesas, que são mais especializadas.


Caso não encontres, bom... até que a FOM tire os videos, vês no Youtube.

TheRickSpark disse...

Fui eu que disponibilizei estes vídeos!!

É um orgulho para mim ver estes vídeos num dos meus blogues favoritos do mundo da F1!

Speeder76 disse...

RickSpark:

Eu é que agradeço por ter colocado esses vidos no YT. E é melhor aproveitar, antes que os palhaços da FOM "peçam" para que os tire do ar!


Pedro: ele não narrou a temporada de 1983. Nâo sei quem é o narrador, mas sem dúvida que tentou usar o mesmo estilo do Clive. Se teve resultados, não sei. Parece que o chamaram de novo no ano seguinte...

Pedro disse...

Olá, foi um lapso meu, eu queria dizer 1982....enganei-me.

Um abraço