segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Rumor do dia: Dupla de veteranos de regresso?

Nunca dois veteranos foram tão alvo de cobiça como agora. Numa era onde os testes estão proibidos, ter alguém com imensa experiência em monolugares vale ouro. Pelo menos é o que pensam Adrian Campos e a dupla Ken Anderson/Peter Windsor. E os alvos? O austriaco Alexander Wurz e o espanhol Pedro de la Rosa.

Desde há alguns dias que o Adrian Campos tem no seu Facebook um inquérito em que pergunta aos seus internautas quais seriam os pilotos que queriam na sua equipa. Pedro de la Rosa é o favorito para o primeiro carro, enquanto que no segundo o brasileiro Bruno Senna é o favorito dos internautas. Sendo um barómetero de perferências do qual Adrian Campos poderá tirar as suas conclusões, a verdade é que existe grande expectativa nesse campo, pois a primeira equipa de Formula 1 espanhola já anunciou que em Valência poderá apresentar o seu primeiro piloto.

No caso da USF1, que na semana passada anunciou que rejeitou pilotos pagantes para o seu carro, poderá estar apostado numa dupla experiente para a sua temporada inicial da formula 1, em 2010. Com o carro pronto em Novembro para os primeiros testes, a equipa de Ken Anderson e Peter Windsor uma dupla capaz de fazer o monolugar evoluir ao longo da temporada, tanto mais que com a proibição dos testes ao longo da temporada a experiência é vital para desenvolver um monolugar.


Para ajudar ainda mais ao regresso (oficial) de ambos ao Mundial de F1 está o facto de os contratos de Wurz e de la Rosa com as suas actuais equipas - Brawn GP e McLaren, respectivamente - terminarem no final deste ano.


"O Peter Windsor [director da USF1] falou comigo acerca da possibilidade de pilotar para eles uma vez que dispõe de tempo limitado para testar e precisariam de um piloto experiente. Sei que a prioridade deles passa por contar com pilotos americanos, mas se realmente me quiserem eu estarei interessado em ajudá-los nessa tarefa de criar uma nova equipa a partir do zero e ajudá-los com a minha experiência", afirmou Wurz ao Autosport.com

O austriaco Wurz tem agora 35 anos e foi piloto da Benetton, McLaren e Williams, tendo sido piloto de testes pela McLaren, Honda e agora Brawn GP. Ao todo correu em 69 Grandes Prémios, entre 1997 e 2007, com três pódios em toda a sua carreira e uma volta mais rápida, conseguindo um total de 45 pontos. Para além disso, venceu por duas vezes as 24 Horas de Le Mans, a última das quais este ano.

Já o espanhol de la Rosa, actualmente com 37 anos, tem mais experiência, mas não muita: 72 corridas, entre 1999 e 2006, ao serviço da Arrows, Jaguar e McLaren, que correu na segunda metade de 2006, em substituição de Juan Pablo Montoya, tem um pódio e uma volta mais rápida, com 29 pontos no total. Para além disso, é o actual presidente da GPDA (Grand Prix Drivers Association), a associação de pilotos de Formula 1.

Sem comentários: