quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Realidade e fantasia no assunto Hispania

Vivemos num mundo de ânsia, é certo. Para piorar as coisas, estamos num periodo fraco em termos de noticias, entre o Natal e o Ano Novo, e para piorar as coisas, muitas das vezes, a nossa cultura geral é fraca, muito fraca mesmo quando desconhecemos os hábitos culturais das outras nações. Percebem agora a utilidade de uma ferramenta como a Wikipédia?

Digo isto por causa das mais recentes noticias sobre a Hispania, que puluaram ontem na imprensa espanhola. José Ramon Carabante afirmou ontem que estava prestes a chegar a um acordo com uma das maiores empresas do país, um acordo multimilionário e que poderia salvar a equipa. Pouco depois, surgiram rumores que esse patrocinador seria o Banco Santander, que aproveitaria a saída da McLaren para ir parar à HRT. SE em relação ao primeiro, ainda dou o beneficio da dúvida, sobre o segundo, posso dizer sem qualquer tipo de dúvida que é treta. Porquê? Porque ontem... foi o Dia dos Santos Inocentes, a versão espanhola do Dia das Mentiras.

Bom demais para ser verdadeiro, mas é tudo treta. É por isso que as pessoas devem ter calma no momento em que noticiam certas coisas. Verificar as fontes não faz mal nenhum, e conhecer um pouco a cultura do país também não. Foi por isso que me calei ontem sobre as ditas "novidades" da Hispania, por causa do dia em que elas foram divulgadas. Dar um ou mais dias de avanço para ver até que ponto é verdade ou mentira não faz mal nenhum. Menos competição e mais cabeça, amigos.

Claro, nestas lendas existem sempre um fundo de verdade nestas coisas, e há. Por exemplo, é verdade que existe mais do que um piloto interessado nos dois lugares, e que há muitos pilotos que arranjaram o budget necessário para correr nestas "canoas furadas". O indiano Narain Karthikeyan afirma ter conseguido juntar dinheiro para voltar à Formula 1, o italiano Davide Valsecchi diz que conversou com o Colin Kolles, e pode ser que Cristian Klien e Sakon Yamamoto tenham outra chance de correr em 2011, desde que juntem dinheiro suficiente para outra aveutura. E hoje, a imprensa fala que eles não terão o chassis novo pronto a tempo nos testes e que irão usar o chassis de 2010 nos testes de Fevereiro para encontrar a sua dupla de pilotos...

Em suma, dinheiro para começar a época, eles têm. Agora falta o resto.

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