sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Arganil quer fazer um museu dedicado aos ralis

Arganil e as suas serras circundantes foram durante muitos anos uma espécie de "meca" dos fãs do Rali de Portugal, devido às suas desafiadoras classificativas, que decorriam muitas vezes de madrugada, sem visibilidade devido à escuridão e ao nevoeiro. Muitos ralis se decidiram naquele lugar, e pilotos como Markku Alen, Hannu Mikkola, Walter Rohrl, Michelle Mouton, Juha Kankkunen, e outros.

Apesar do Rali de Portugal não passar por lá há mais de dez anos, e dos adeptos dos ralis sentirem bastante a sua falta, a autarquia de Arganil quer fazer algo para recordar a passagem da prova que os colocou no mapa. O presidente da câmara local, Eng. Ricardo Pereira Alves, anunciou numa entrevista publicada hoje no site da Autosport portuguesa que vai ser instalado um Museu Internacional do Rali nas instalações de uma antiga fábrica de cerâmica, restaurada para o efeito.

É verdade, estamos a preparar o Museu Internacional do Rali, um lugar onde pretendemos reunir alguns dos carros que fizeram a história dos ralis e que passaram pelo Concelho de Arganil. Para além da exposição de carros, que se pretende dinâmica, fruto dos muitos coleccionadores nacionais e internacionais que existem por esse mundo fora, pretendemos ainda ter uma componente de inovação, recorrendo às novas tecnologias, e ter também simuladores que ajudem de algum modo a recriar o ambiente dos ralis, de modo a que os visitantes possam sentir mais de perto a adrenalina própria da modalidade.”, começou por dizer em entrevista à Autosport portuguesa. 

Para além disso, a autarquia está também a ser pensar noutro projeto associado: “uma classificativa de ralis que os pilotos ou equipas possam utilizar para testes, eventos de demonstração, co-drives, etc, numa localização que está ainda a ser estudada. A ideia passa por tornar mais forte a ligação de Arganil aos ralis”, referiu. 

A revista fala mesmo que a Câmara Municipal chegou a pensar fazer algo semelhante ao que aconteceu este ano com o Fafe World Rally Sprint, mas pelo facto de neste momento o Automóvel Clube de Portugal estar a desenhar o percurso do rali, que poderá fazer com que regresse ao Centro/Norte de Portugal, numa espécie de "regresso às origens", fez congelar esses planos. "Estivemos presentes em Fafe, vimos o que lá foi feito e foi pensado fazer algo semelhante em Arganil. Contudo, o processo parou precisamente pelo facto do ACP ter colocado a hipótese de voltar com a prova ao centro/norte”, terminou.

Este anuncio veio de facto mostrar que os ralis deixaram um grande legado para a pequena localidade do Centro de Portugal, e que pode ser uma ajuda para o futuro, caso o rali voltar a passar por lá.

Sem comentários: