Só um milagre é que faria com que Miguel Oliveira fosse campeão da Moto3 em Valencia. Era um campeonato que não dependia dele, pois apenas um ponto é faltava para confirmar o título para Danny Kent. E de uma certa maneira, aconteceu tudo o que se esperava, apesar do piloto de Almada ter feito a sua parte, vencendo pela sexta vez nesta temporada, no sexto pódio consecutivo e nono em toda a temporada.
Isto só demonstra que nestas coisas, não é só a vencer que se ganham campeonatos, é saber gerir a vantagem quando as coisas começam a desfavorecê-lo. E bem vistas as coisas, faltou a Miguel Oliveira ter tido sorte numa corrida deste longo campeonato. Se quiserem, poderão dizer que foi na Alemanha que perdeu o campeonato, quando partiu o osso de um dos dedos da mão direita, que o forçou a ausentar-se em Sachsenring. E nessa corrida, Kent conseguiu 25 pontos, resultantes da vitória.
Mas também teve uma série de três corridas onde teve resultados mais modestos, e não pontuou na etapa de abertura, no Qatar. Talvez ali tivesse uma chance real de triunfo, mas temos de ver que o piloto de Almada recuperou de uma desvantagem que chegou a ser de 80 pontos para acabar com seis sobre o piloto britânico.
E claro, mérito a Danny Kent, que venceu em três das primeiras quatro corridas do ano, que abriu uma vantagem que até à tal corrida alemã, parecia a toda a gente que seria o campeão, só não se sabia onde. Apenas o mérito de Miguel Oliveira e os engenheiros e os mecânicos da KTM e da Ajo é que fizeram com que isto se arrastasse até à última prova, em Valência, deixando no ar a incerteza e a possibilidade de um milagre, pois depois da última vitória do britânico, em Donington Park, não subiu mais ao pódio, nem conseguiu mais do que dois sextos lugares. E hoje, foi apenas nono, a pior classificação do ano, tirando as quedas que sofreu.
Mas mesmo assim, não se pode retirar mérito. Ele foi o campeão, há que celebrá-lo. Mas o português de Almada pode ser considerado como um "campeão moral", pois não se deu por vencido e fez de tudo para que as pessoas acreditassem nele. E nesse campo conseguiu.
Agora, ele irá para a Moto2. Nova moto, novos desafios e novo companheiro de equipa, que será... Danny Kent.
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