sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Quando os americanos gostam mais de Formula E

Vocês sabem que Bernie Ecclestone faz de tudo para que a Formula 1 tenha audiência nos Estados Unidos, e muitas das vezes tal não acontece porque é uma audiência residual, seja por causa do horário, seja por causa do interesse que tem, entre outras coisas. Contudo, o que não sabia era que uma corrida, que aconteceu pela uma da manhã na costa leste americana, tivesse uma audiência maior do que o GP do Mónaco de Formula 1. E isso aconteceu na semana passada, quando a Fox Sports transmitiu a corrida de Putrajaya, segunda prova do campeonato de Formula E.

A Nielsen, que mede as audiências nos Estados Unidos, afirmou que esta corrida teve uma audiência de 1.2, significando que cerca de 600 mil pessoas estiveram a ver a corrida, apenas mais 0,1 do que viram o GP do Mónaco deste ano, a corrida mais vista desta temporada. Claro que isto não se compara com a NASCAR ou as 500 Milhas de Indianápolis, que tem audiências entre o dobro e o triplo dos que têm a Formula 1 e a Formula E, mas ver a mais recente categoria, com o campeonato apenas no seu segundo ano de existência, a bater uma competição estabelecida, isto significa muita coisa.

Mas também não é só por isso que a Formula E bateu a Formula 1. Quando está na berra coisas como o automóvel elétrico, quando tens uma marca como a Tesla a fazer carros potentes e com autonomias cada vez maiores, provavelmente se poderá imaginar o que faria a marca se metesse numa competição destas, construindo os seus próprios sistemas de energia? Não sei se Elon Musk gostaria de uma coisa destas, mas audiência, creio que teria.

Veremos como será a audiência nas próximas corridas.

Sem comentários: