sábado, 10 de setembro de 2016

A imagem do dia

Niki Lauda, 10 de setembro de 1976, circuito de Monza. Foto de Bernard Cahier. Há precisamente 40 anos, no circuito italiano, Lauda apresenta-se para espanto do mundo, que acreditava que, seis semanas antes, estava prestes a morrer. Chegou a ter um padre no seu quarto, a dar-lhe a extrema-unção, porque eles acreditavam que iria morrer, vitima de um edema pulmonar, por causa dos fumos tóxicos que tinha respirado.

Quando lá chegou, estava ainda com as feridas em brasa, os ligamentos na cabeça, a carne viva. Mas ele o fez por uma razão bem mais prosaica: queria provar ao mundo que não estava nem morto, nem acabado para a Formula 1. Foi nessa altura que viu o que a Ferrari poderia fazer de pior. Dizendo melhor, o que o Commentadore poderia fazer. Logo no dia do acidente, Enzo Ferrari disse a Daniele Audetto, que estava no hospital de Mannheim, para que convidasse Emerson Fittipaldi para correr no seu carro. Ele recusou.

Depois de algum tempo, Ferrari arranjou o seu substituto, na figura de Carlos Reutemann, o argentino que até ali tinha corrido na Brabham. Lauda detestava-o porque ele era um piloto de "dias": quando estava forte, era imbatível, quando estava num dia "não", era vulgar. A ideia inicial era de voltar em Mosport, no inicio de outubro, mas por causa do argentino, decidiu voltar em Monza, numa altura em que James Hunt conseguido reduzir a diferença entre eles para dois pontos, graças a - entre outras coisas - uma vitória em Zandvoort, contra o Ferrari de Clay Regazzoni. E tudo numa altura em que ainda estava pendente o apelo da Scuderia sobre o resultado do GP da Grã-Bretanha.

Lauda teve um primeiro dia muito mau. Entrou em pânico, depois de entrar dentro do carro para dar as suas primeiras voltas em Monza, numa "tripla" - Lauda, Regazzoni e Reutemann - mas depois de uma aturada reflexão, decidiu relaxar no carro e fazer o seu trabalho. Resultou: voltou ao seu "eu" e foi o mais veloz dos três, fazendo o quinto tempo, e o melhor dos carros vermelhos.

Amanhã falo mais sobre esse fim de semana de Monza, e esta parte não aparece no "Rush".

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