segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Apresentações 2021 (1): O McLaren MCL35M


O McLaren MCL35M foi apresentado na noite desta segunda-feira na sua fábrica, em Woking, numa transmissão feita pela equipa para o mundo. Com Lando Norris a ter um novo companheiro de equipa, o australiano Daniel Ricciardo, a equipa terá de volta os motores Mercedes, que estiveram na equipa entre 1995 e 2014.

O MCL35M é uma evolução do modelo anterior, agora com os motores alemães, mas tirando isso, não há grandes alterações devido às restrições em relação a 2021, algo do qual as equipas concordaram durante o ano anterior. A traseira é mais compacta, verdade, mas de resto, não há alterações em relação ao modelo anterior.

Para além dos pilotos, estiveram presentes na apresentação do carro o seu diretor, Zak Brown, e o diretor técnico, Andreas Seidl, e ali, o americano admitiu que tem "a melhor dupla da Formula 1". Já o australiano admitiu que a sua chegada à McLaren é um sonho concretizado desde há algum tempo, e revelou que esteve ali secretamente, no tempo em que era piloto da Red Bull.

Eu tive que manter isso [encomendar um carro] um pouco em segredo,” ele admitiu. “Eu vim aqui para fazer as especificações do carro e mesmo indo para o lado automotivo todos estavam do género ‘você sabe, você realmente não pode ser visto aqui’. Sou fã da McLaren há muito tempo." gracejou.


Zak Brown falou com mais calma sobre o que é o movo chassis e as mudanças em relação a 2020, bem com o que esperam para a temporada que aí se avizinha.

Estamos entusiasmados em lançar a nossa equipa de 2021 com Lando e Daniel, enquanto nos preparamos para o início da temporada de Fórmula 1”, começou por dizer. “Nós temos uma dupla de pilotos incrivelmente emocionante este ano, ambos são formidáveis ​​na pista e grandes personagens fora da pista. Lando é um piloto naturalmente rápido e inteligente em uma trajetória emocionante, enquanto Daniel é um vencedor de vários grandes prêmios com uma habilidade de piloto afiada e talento excepcional. Depois de um 2020 desafiador, mas gratificante, apertamos firmemente o botão de reset para esta temporada enquanto continuamos em nosso caminho em direção à frente da grelha. Esta será uma temporada ainda mais difícil, mas estamos prontos para enfrentar o desafio.", continuou.

Entramos nesta temporada com um grupo incrível de parceiros comprometidos e valiosos ao nosso lado, que são uma parte vital da nossa equipa. 2020 representou um desafio significativo, não apenas para a McLaren Racing, mas também para muitos de nossos parceiros, portanto, manter seu apoio é uma prova da qualidade de nossos parceiros e dos relacionamentos que formamos em nossa jornada juntos.”, concluiu.


James Key
, diretor técnico da equipa, diz que, apesar das aparências, o carro é bem diferente do chassis de 2020.

Apesar dos regulamentos técnicos relativamente estáveis ​​de 2020, há várias mudanças aerodinâmicas significativas nas regras que é importante acertar”, começa por explicar. “Cada mudança neste regulamento representa uma oportunidade, e a equipa em Woking tem trabalhado muito duro em condições difíceis para maximizar essas oportunidades. Um dos elementos-chave do design do MCL35M é a integração da unidade de força Mercedes-AMG, que exigiu um esforço considerável da equipe em Woking, bem como de nossos colegas da Mercedes. Apesar das nossas limitações para instalação num carro homologado, a equipa fez um trabalho fantástico de otimização do nosso trabalho de design.", continuou.

Construir um carro de Fórmula 1 nunca é fácil. Estes são os carros de corrida mais rápidos e tecnicamente mais complexos do mundo e esse desafio só foi agravado pela pandemia do covid-19. Durante o ano passado, a equipa da fábrica foi submetida a testes e procedimentos de trabalho incrivelmente rigorosos com o objetivo de manter nosso pessoal seguro. Estou imensamente orgulhoso de como nosso incrível grupo de pessoas aceitou esse desafio e desenvolveu o melhor pacote possível.

O MCL35M andará amanhã no circuito de Silverstone para um "shakedown", antes dos testes colectivos do Bahrein, a meio de março.

Sem comentários: