sábado, 12 de fevereiro de 2022

Formula E: Wehrlein o melhor no México, AFC quinto


O alemão Pascal Wehrlein foi o melhor no seu Porsche, na qualificação desta tarde na pista da Cidade do México, conseguindo bater no "shoot-out" o carro de Edoardo Mortara, da venturi. António Félix da Costa foi quinto no "shoot-out" depois de ter sido batido... pelo seu companheiro de equipa, Jean-Eric Vergne.

Duas semanas após a jornada dupla da Arábia Saudita, a Formula E chegou à Cidade do México, a prova mais alta do campeonato, a 2245 metros, a competição elétrica voltou à carga para mais uma prova, com o pelotão a dividir-se em dois grupos, como já tinha sido definido desde o inicio da temporada. Sérgio Sette Câmara foi o primeiro a ir para a pista no Grupo A, mas o seu tempo serviu mais para marcar do que se colocar entre os melhores.  Depois de duas tentativas, no final, os quatro contemplados foram o carro de Mortara, o Mercedes de Vandoorne - apesar de um deslize na volta mais rápida - o DS Techeetah de Jean-Eric Vergne e o Porsche de André Lotterer, o melhor com 1.07,675.

Para o Grupo B, o primeiro a entrar na pista foi Nick Cassidy, seguido por Antonio Giovinazzi, mas não foi nenhum destes pilotos a chegar aos da frente. Acabou por ser Pascal Wehrlein o melhor, com 1.07,780, 21 centésimos melhor que António Félix da Costa. Frijns e de Vries foram os outros dois pilotos que conseguiram vaga na fase de duelos. 

Passada à fase dos duelos, habia dois Porsche contra Mercedes, e em ambas, Wehrlein e Lotterer levaram a melhor, deixando os Flechas de Prata para trás. No duelo fratricida entre os carros da DS Techeetah, foi o piloto francês que levou a melhor sobre o português. enquanto o neerlandês Robin Frijns, no seu Enision, levou a melhor sobre o Venturi de Edoardo Mortara.  

Na meia final, Lotterer encarava Mortara, e este levou a melhor. O piloto suíço ter começado muito bem, ficando com o melhor tempo. Mas o alemão da Porsche foi recuperando terreno, resultando na reação de Mortara, que conseguiu um lugar na final. No segundo duelo da semi-final, entre Wehrlein e Vergne, Wehrlein começou melhor, mas biu o francês recuperar terreno, antes de no final, o alemão ter conseguido um lugar no duelo decisivo.

No duelo final tínhamos então Wehrlein contra Mortara, com o líder do campeonato a lutar contra o piloto da Porsche, equipa muito competitiva nesta pista. Wehrlein, estava fortíssimo, aproveitou e conquistou com facilidade a pole. 

A proba acontecerá pelas 22 horas de Lisboa, e dará na Eurosport 2.

Sem comentários: