quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Noticias: BBC noticia mais mensagens entre Masi e Red Bull em Abu Dhabi


A BBC noticiou hoje que uma nova série de mensagens colocam uma sombra sobre a decisão do mundial de Formula 1 de 2021, e que a FIA está ao corrente do assunto, noticiando que essas conversas estão incluídas no inquérito que está a efetuar em relação ao comportamento de Michael Masi no GP de Abu Dhabi.

Segundo conta a cadeia de televisão britânica, durante a neutralização da corrida atrás do Safety Car, ouvem-se conversas da parte de Jonathan Wheatley, o diretor esportivo da Red Bull, a aconselhar Michael Masi, o chefe dos comissários desportivos, sobre como lidar com carros dobrados que estão na pista entre os líderes - neste caso, Lewis Hamilton e Max Verstappen, enquanto ele tenta organizar o reenicio da corrida antes da bandeira de xadrez.

Na comunicação, Wheatley afirma: "Esses carros dobrados; você não precisa deixá-los ir e alcançar a parte de trás do pelotão. Você só precisa deixá-los ir, e então temos uma corrida nas nossas mãos."

Masi responde: "Entendido".

Na altura, Verstappen tinha ido às boxes colocar pneus frescos enquanto Hamilton mantinha-se na pista com pneus usados. Quando regressou a corrida para uma última volta, este foi passado pelo neerlandês da Red Bull, que acabou por triunfar e conquistar o título mundial, diante dos protestos da Mercedes e de Toto Wolff.

Estas mensagens não tinham aparecido na transcrição que a Formula 1 tinha fornecido no dia 16 de dezembro, e aparentemente está a causar ainda mais pólvora entre aqueles que apoiam Hamilton e a Mercedes, afirmando que corrida para o título tinha sido manipulada a favor da Red Bull. A FIA disse que tudo isso está incluído na matéria que está a ser investigada, e cujas conclusões serão divulgadas na próxima segunda-feira. E é verdade: eles tem acesso a todas as comunicações dessa corrida, as públicas e as privadas, entre as boxes e a torre de controlo.

No final da corrida, a Mercedes colocou um protesto junto a FIA, mas no final desse dia, esta o rejeitou, confirmando o título mundial à Red Bull e a Verstappen. Parte-se do principio que as conclusões desse inquérito não afetarão os campeonatos, mas provavelmente afastarão Michael Masi do lugar de diretor da corrida, sendo substituído por alguém vindo de outra categoria da FIA.

Sem comentários: