segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Youtube Motorsport Video: O sonho supersónico de Donald Campbell

Semana passada, falei-vos sobre a fascinante história de Donald Campbell e da sua obsessão de bater os recordes de velocidade, herdados do seu pai, Malcom Campbell. E de como ele a querer ser o mais rápido em terra e na água terminou abruptamente numa fria manhã em janeiro de 1967, a bordo do Bluebird K7.

O que também falei por alto é que depois de ele bater o seu recorde na água, ele queria regressar de novo a terra para conseguir um recorde a bordo de um carro a jato. O Bluebird Mach 1.1/CN8 seria um carro que bateria a velocidade do som e ele pensaria que estaria pronto para as suas primeiras tentativas em 1969 ou 1970, com tecnologia britânica, capaz de a colocar na vanguarda da técnica. 

O carro foi apresentado a 7 de julho de 1965 em Londres, e Campbell disse o seguinte na conferência de imprensa:

"... Em termos de velocidade, o meu próximo passo deve ser construir um carro Bluebird que possa atingir Mach 1,1. Os americanos já estão fazendo planos para tal veículo e seria trágico para a imagem mundial da tecnologia britânica se não competirmos neste grande concurso e vencermos. A nação cujas tecnologias são as primeiras a conquistar o recorde do 'mais rápido que o som' em terra será a nação cuja indústria será vista como [dando] um salto para os anos 70 ou 80. Podemos ter o carro na pista dentro de três anos.", afirmou.

Sobre o que seria o Bluebird Mach 1.1, eis um vídeo que encontrei no canal do Youtube "Scarf and Goggles", que trata de recordes de velocidade, e sobre um carro que poderia ter sido, mas acabou por não acontecer. E curiosamente, o Mach 1.1 só foi alcançado em 1997, quase 30 anos depois do planeado.

2 comentários:

fabehr disse...

o canal S&G é top msm

Speeder76 disse...

Concordo plenamente. Acho até que é subestimado, pois tem poucos subscritores para a qualidade dos seus vídeos.