sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Youtube Motorsport Vídeo: O Aston Martin AMR22 nasceu torto?

 Eu li o rumor no final da tarde de ontem no Twitter. O jornalista mexicano Yhabec Lopez tinha dito que o Giorgio Piola, respeitadíssimo desenhador e projetista italiano, tinha dito na Motorsport Itália que provavelmente o Aston Martin AMR22 poderia ter sido um projeto que nascera torto. Tão torto ao ponto de já estarem a projetar um carro totalmente diferente para ser estreado a meio do ano.

E não não estaria sozinho: o Williams FW44 também seria um carro mal desenhado e que estariam a corrigir os erros às pressas.

Fui rápido. Peguei no vídeo e pus-me a ouvir, tentando descortinar o que falou, graças aos meus conhecimentos - razoáveis - de italiano. Deixei o vídeo em cima, para poderem ver, mas do que entendei, foi o seguinte:

- Que o carro é verdadeiro, em contraste com o Red Bull (toda a gente já sabia) 

- Que houve uma verdadeira pesquisa aerodinâmica no AMR22, especialmente na parte da frente, na asa dianteira. 

- A traseira é mais "anafada" em comparação com o Haas, que tem uma traseira mais delgada (mas um tem motor Ferrari, o outro Mercedes) 

- A Aston Martin contratou gente como Luca Furbato e Ron Fellows (ex-Red Bull) e isso tudo indica que eles estão a redesenhar o carro para 2023, a ordens de Lawrence Stroll (4:11 do vídeo). Mas na realidade, já estariam a fazer um AMR22B por causa dos defeitos aerodinâmicos.

Até que ponto é tudo verdade? Não sabemos. É pura especulação, mas se eles falam nestas duas equipas, é sinal que não há fumo sem fogo. Se calhar somente nos testes coletivos e na qualificação para a corrida barenita. 

Já agora, se quiserem ver uma apresentação detalhada do AMR22, podem ver este vídeo do canal Kyle Engeneers que explica o mais que pode sobre o que é este carro.    

Sem comentários: