sexta-feira, 24 de junho de 2022

WRC 2022 - Rali Safari (Dia 1)


O finlandês Kalle Rovanpera é o líder do Rali Safari, concluído que está o primeiro dia da prova. O piloto finlandês tem uma vantagem de 22,4 segundos sobre Elfyn Evans, concluídas que estão as primeiras sete especiais desta prova. Ott Tanak é o terceiro, a 25,3 segundos, na frente de Katsuta Takamoto, quarto a 26,6, numa prova onde Sebastien Ogier teve um furo e caiu na classificação, e Sebastien Loeb ficou ainda pior.

Depois da especial de abertura, na véspera, o dia de hoje tinha duplas passagens por Loldia, Geothermal e Kedong. Sebastien Loeb começou bem, triunfando na primeira passagem por Loldia, 0,2 segundos adiante de Elfyn Evans e 0,5 sobre Sebastien Ogier. Tanak teve problemas com a sua caixa de velocidades e perdeu 37 segundos, caindo para a décima posição. "Temos uma caixa automática agora!", queixou-se o estónio da Hyundai. 

Rovanpera ganhou na terceira especial, 1,2 segundos na frente de Katsuta Takamoto e 2,5 sobre Elfyn Evans. Sebastien Ogier era quarto, a 2,6 e passou para a frente da prova, 0,8 segundos adiante de Sebastien Loeb. 

O finlandês voltou a ganhar na quarta especial, 4,1 segundos na frente de Ott Tanak e 7,6 sobre Katsuta Takamoto e 10,6 sobre Craig Breen. Gus Greensmith furou e perdeu tempo, enquanto Sebastien Loeb, depois de ter acabado a etapa na sétima posição, a 26,1 segundos, viu o seu carro a arder. Tentou levá-lo apenas com propulsão elétrica, mas não deu, vendo o seu bólido ser consumido pelas chamas. 

Ogier triunfou na quinta especial, 4,3 segundos na frente de Katsuta Takamoto e 7,8 segundos sobre Kalle Rovanpera, enquanto Adrien Formaux tinha problemas mecânicos e atrasava-se. Triunfa de novo na sexta especial, 0,4 segundos na frente de Takamoto, e na última especial do dia, as coisas mudam. Vitória de Rovanpera, com uma vantagem de 3,6 segundos sobre Neuville, 5,1 sobre Ott Tanak e 21,1 sobre Elfyn Evans. Craig Breen parou na especial devido a problemas com a sua direção assistida, enquanto Sebastien Ogier sofreu um furo e perdeu dois minutos, caindo para a quinta posição. 

No final da especial, o piloto finlandês comentou sobre o dia: "No geral, as duas primeiras etapas foram muito boas, mas isso foi complicado, como seria de esperar. Tudo deveria estar bem com o filtro de ar, mas no começo senti que não tinha energia. Depois da poeira e do 'fesh-fesh', não tínhamos energia nenhuma, mas não sei por que me senti assim no começo da especial", contou.

Depois dos quatro primeiros, Thierry Neuville é o quinto, a 57,6 segundos, enquanto muito atrás está agora Sebastien Ogier, que devido ao furo que teve, está agora a 2.08,2. Oliver Solberg é o sétimo, a 4.27,1, na frente de Kajean Kajetanowicz, a 9.51,1. E a fechar o "top ten" estão Craig Breen, que ficou parado na especial e perdeu quase dez minutos, e o americano Sean Johnston, a 11.04,6, no seu Ford Fiesta R5.

O rali Safari prossegue amanhã, com a realização de mais seis especiais. 

Sem comentários: