segunda-feira, 20 de junho de 2022

Noticias: Alonso penalizado


Afinal de contas, houve alterações na classificação geral da corrida canadiana após a bandeira de xadrez. Fernando Alonso recebeu cinco segundos de penalização após a bandeira de xadrez e caiu para o nono posto, sendo passado pelos Alfa Romeo e Valtteri Bottas e Guanyou Zhou. Para além disso, o piloto espanhol da Alpine recebeu também um ponto na sua licença, ficando com seis por um período de 12 meses.

A FIA chamou-o à cabina dos comissários e depois de o ouvir, chegou à conclusão de o penalizar, basado na telemetria do carro de Bottas. 

Os comissários ouviram do piloto do carro 14 (Fernando Alonso), o piloto do carro 77 (Valtteri Bottas) e representantes da equipa e examinou provas em vídeo e telemetria do carro 77.", começa por dizer o comunicado oficial.

"Entre as curvas 10 e 12, na penúltima volta da corrida, o carro 14 fez repetidas mudanças de direção para se defender do carro 77, que teve de levantar num determinado ponto e brevemente perdeu andamento. Embora notando o ponto de vista do piloto de que em nenhuma fase o carro 77 ficou ao lado do carro 14, os comissários consideram que se trata de uma clara violação do acima regulamento. Os comissários impõem, portanto, uma penalização de 5 segundos, em conformidade com uma penalização por um incidente semelhante na Austrália em 2022.

Com isto, Alonso tem agora 18 pontos, enquanto Bottas tem agora 46 e Zhou cinco. O campeonato prossegue dentro de duas semanas, em Silverstone. 

Sem comentários: