No fim de semana do GP do Bahrein, houve um carro especial a rolar na pista, para uma causa especial. E um piloto especial, com um capacete especial. Falo do Tyrrell 006, de 1973, guiado pelo próprio Jackie Stewart, com o seu capacete assinado por todos os campeões do muno ainda vivos, vinte ao todo.
Sim, todos. Até Michael Schumacher o assinou.
Claro, todos desejam saber se aconteceu algum milagre. Na realidade, não. Ate se pode afirmar mais: isto é uma janela para a sua atual condição. Basta comparar com as assinaturas que tinha feito antes do acidente. E é para verem até que ponto a sua condição ficou deteriorada. E até que ponto eles são ferozes na defesa da sua privacidade. Os alemães, que sempre foram fechados e privados por natureza, então no caso dos Schumacher, sendo uma personalidade famosa, todos sabem que no dia em que um dos paparazzi conseguir uma foto dele, estará no centro das atenções, para o bem e para o mal. Será o inferno para ele, por muito dinheiro que peça pelas fotos que tirou.
Mas para além disso, há outra coisa por trás deste carro e deste capacete. Primeiro que tudo, Stewart está a caminho dos 86 anos, e a idade não poupa ninguém. É muito provável que tenha sido a última demonstração pública do escocês por trás do seu carro. E se assim for, posso afirmar que durou mais que Stirling Moss, que participou em demonstrações públicas até aos seus 80 anos, que comemorou em 2009 - Moss morreu em 2020, aos 90 anos.
Segundo, o escocês, o mais antigo campeão do mundo ainda vivo - conseguiu o seu primeiro título mundial em 1969, quando tinha 30 anos - está a fazer em nome da organização de caridade que fundou, o Racing Against Dementia, para ajudar a financiar pesquisas para a cura de diversas demências cerebrais, para além do Alzheimer. E tudo isto porque a sua mulher, Helen, está doente com uma demência cerebral e está relegada para uma cadeira de rodas. No final da volta que Stewart deu, o capacete foi leiloado e os fundos iriam para essa fundação.
De uma certa maneira, é um momento único. E tudo por uma boa causa.
Sem comentários:
Enviar um comentário