O piloto da Ferrari, Lewis Hamilton, sofreu no final deste sábado uma penalização de três lugares na grelha de partida por parte dos comissários da FIA, passando de quarto para sétimo, depois da qualificação deste sábado. A penalização aconteceu depois de ter sido chamado pelos comissários após terem detetado um aparente bloqueio ao Red Bull de Max Verstappen quando fazia a sua volta rápida na Q1.
A FIA também puniu outros pilotos, como Lance Stroll, da Aston Martin, em cinco posições, por ter bloqueado o Alpine de Franco Colapinto, na Q1, e Oliver Bearman, da Haas, pelas mesmas razões de Hamilton e Stroll.
No comunicado oficial, os comissários explicaram o incidente e as razões da sua punição:
"O carro 44 [Hamilton] estava numa volta lenta e saiu da linha de corrida quando se aproximava da Curva 2. O carro 1 [Verstappen] estava a aproximar-se do carro 44 numa volta de aceleração. A equipa informou primeiro o piloto do carro 44 que o carro 1 estava numa volta rápida. Depois, enviaram outra mensagem a dizer que o carro 1 estava a 'diminuir a velocidade', quando, na verdade, o carro 1 estava a sempre numa volta de aceleração e não estava a 'diminuir a velocidade', como sugerido pela equipa. Isto fez com que o Carro 44 acelerasse e se aproximasse da linha de corrida do Carro 1 ao entrar na Curva 3. O Carro 1 teve de reagir ao Carro 44 que se aproximava aparentemente da linha de corrida. Isto significou que o Carro 1 teve de sair da linha de corrida habitual e a volta de aceleração teve de ser abortada pelo Carro 1.
Examinámos cuidadosamente a trajetória seguida pelo Carro 1 nas voltas anteriores na mesma área e determinámos que o Carro 44 entrou de facto na trajetória que o Carro 1 utilizou nas voltas de aceleração anteriores. Isto deixou claro que o Carro 1 foi impedido. O piloto do Carro 44 expressou o seu descontentamento com a mensagem incorreta da equipa imediatamente após o incidente.
Durante a audiência, o facto de a mensagem incorreta da equipa ter levado ao incidente foi aceite pelo piloto do Carro 44. Tal como em incidentes anteriores desta natureza, em que um piloto recebeu informações imprecisas ou incompletas, resultando num carro a perturbar outro, o facto de a mensagem de rádio ter sido a causa do impedimento não constitui um fator atenuante. Assim sendo, impomos a penalização padrão de perda de três posições na grelha.", concluiu.
Max Verstappen falou depois sobre o incidente, aceitando, de uma certa forma, que Hamilton tinha sido mal informado pela equipa.
"Ver o carro a bloquear-nos e a alta velocidade... não foi simpático, digamos assim. Mas depois soube de imediato que a equipa lhe disse que eu estava a conduzir devagar enquanto estava claramente a conduzir rápido, por isso não é culpa do Lewis. Já falei rapidamente com o Lewis sobre isso. Esse foi um erro da equipa.", declarou.
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