domingo, 18 de maio de 2025

Formula E: Rowland triunfou na segunda corrida de Tóquio


Oliver Rowland triunfou na segunda corrida japonesa da Formula E, que aconteceu nesta manhã nas ruas de Tóquio. O piloto da Nissan foi mais rápido que o Porsche de Pascal Wehrlein, que passou assim para o segundo lugar da geral, com Dan Ticktum, da Cupra, ficou com o lugar mais mais baixo.

Quanto a António Félix da Costa, não chegou ao fim devido a acidente na volta 12, e isto fez perder o segundo posto da geral para o seu companheiro de equipa.   

Ao contrário do que aconteceu na primeira corrida, que aconteceu debaixo de chuva, a prova deste domingo aconteceu debaixo de tempo seco, e com o líder do campeonato, Oliver Rowland, na pole-position, e Mitch Evans a não largar devido aos danos na qualificação no seu Jaguar - a sua roda soltou-se! Na partida, ele conseguiu aguentar os ataques de Ticktum e dos Porsche, para manter a liderança nas primeiras curvas. Cedo, os pilotos foram para o Attack Mode, os dois que teriam para a prova, que teria 32 voltas.    

Ma oitava volta, Ticktum ataca Rowland e consegue o comando do campeonato, depois de ter ido ao Attack Mode. Atrás, Rowland pedia posições por também ir ao Attak Mode, com Wehrlein a aproveitar e passar Barnard para ser segundo. Na volta 12, foi lançado o Full Course Yellow por causa de destroços na pista por causa dos vários toques que tinham acontecido até então. Contudo, quando os carros abrandavam, eli da Costa distraia-se e tocava na traseira do carro de Edoardo Mortara. Arrastou-se até às boxes e acabou por abandonar. 

Na frente, Rowland, que por esta altura era quarto, estava a guardar os seus Attack Modes, enquanto Pascal Wehlrein atacava Ticktum para ficar com o comando. Rowland usou logo depois o primeiro Attac Mode, para cair para quinto, mas tinha seis minutos de duração, começou a apanhar os pilotos na sua frente. Primeiro, o Andretti de Jake Dennis, depois o McLaren de Taylor Barnard e o Cupra de Dan Ticktum, quando foi a vez deles de irem ao Attack Mode, e depois, atacou Pascal Wehlein, para tentar o comando antes que o tempo se acabasse. Quase no fim, na volta 26, e apertado contra a parede pelo alemão, Rowland ficou com o comando da corrida.

Wehrlein tentou recuperar a posição, foi até agressivo para isso, mas o britânico aguentou bem. Atrás, todos coladinhos, lutando por posições, até que Ticktum e Mortara tocaram em Barnard, acabando na parede, com a suspensão quebrada. 

A corrida retomou na penúltima volta, com uma corrida sprint até ao final. Todos aceleraram, mas ninguém conseguiu passar, logo, mais uma vitória para Rowland e Ticktum a comemorar o seu primeiro pódio da temporada.  


No campeonato, Rowland fica cada vez mais longe da concorrência, tendo agora 161 pontos, contra os 84 de Pascal Wehrlein, os 73 de António Félix da Costa e os 69 de Taylor Barnard, da McLaren. 

A Formula E prossegue no final do mês, em Xangai. 

Sem comentários: