sexta-feira, 3 de abril de 2009

Formula 1 - Ronda 2, Malásia (Treinos Livres)

Os treinos livres desta manhã no circuito malaio de Sepang mostraram o equilibrio do costume entre as equipas. Se na primeira sessão, o Williams de Nico Rosberg repetiu as gracinhas de Melbourne, ao ser o mais rápido, na segunda sessão de treinos livres, os melhores foram os Ferrari de Felipe Massa e Kimi Raikonnen.

Na primeira sessão, as Williams dominaram: Rosberg foi o melhor, enquanto que o japonês Kazuki Nakajima foi o segundo classificado, a 0.045 segundos do seu companheiro. Logo a seguir vieram os Brawn-Mercedes de Jenson Button e Rubens Barrichello, que dominaram na Austrália, mas que não ficaram longe dois Williams. Button foi 0.170 segundos mais lento, e Barrichello ficou a 0.227 segundos de Rosberg. Na terceira fila ficaram os Ferrari de Felipe Massa e Kimi Raikonnen, que foram mais lentos que o alemão em 0.301 e 0.386 segundos, respectivamente. Lewis Hamilton foi sétimo, a 0.439 segundos.

Aliás, o equilíbrio verificado nesta primeira sessão foi grande: entre o primeiro e o 16º tempo existiram apenas 1,1 segundos de intervalo. Contudo, esta primeira sessão ficou marcada por um incidente envolvendo Kimi Raikonnen: os extintores do seu Ferrari activaram-se em plena recta oposta à meta, causada devido ao sobreaquecimento do KERS, e fazendo com que se recolhesse imediatamente às boxes.

Na segunda sessão verificou-se a reacção da Ferrari: Kimi Raikkonen e Felipe Massa fizeram os dois melhores tempos desta sessão. O piloto finlandês foi sempre o mais consistente ao longo de toda a sessão, acabando por obter uma volta em 1.35,707 segundos, à frente do seu companheiro de equipa. Estes tempos demonstraram que os Ferrari F60 podem estar num nível mais eficiente em Sepang.


Atrás dos Ferrari ficaram os Red Bull de Sebastian Vettel e Mark Webber, num bom resultado de conjunto para a equipa, com o alemão a ficar a 0,247s do finlandês da Ferrari e Webber a 0,319s. Mas isso é um pouco inutil, pois Vettel vai amanhã perder dez lugares devido ao seu acidente com Robert Kubica em Melbourne...


Entretanto, Rubens Barrichello também foi penalizado: o piloto brasileiro da Brawn GP teve de trocar a sua caixa de velocidades, e isso vai fazer com que perca cinco lugares na grelha de partida na qualificação de amanhã. Segundo os novos regulamentos, as caixas de velocidades têm que agora aguentar quatro corridas... Nesta sessão, Barrichello foi sexto, à frente de Jenson Button.


A sessão de qualificação acontecerá amanhã de manhã.

1 comentário:

kimi_cris disse...

Os treinos a fazerem antever um fim-de-semana diferente do de Melbourne.

Grande Abraço!

Kimi_Cris