quarta-feira, 22 de abril de 2009

Noticias: Lola pode voltar em 2010?

Com o baixar dos custos na Formula 1, começam a surgir interessados num eventual ingresso. A Autosport inglesa fala hoje, na sua edição online, que a Lola, marca história com algum palmarés na categoria máxima do automobilismo, pondera um regresso na temporada de 2010. Quem o diz é Martin Birrane, o seu presidente.

"O anúncio de que as equipas poderão optar por um regime de controlo de custos financeiramente responsável a partir de 2010 fez com que nós avaliemos a possibilidade de desenvolver um carro para competir no Mundial de Fórmula 1", afirmou.

"A Lola possui os recursos técnicos, a capacidade e o conhecimento para desenvolver carros capazes de competir ao nível mais alto do desporto automóvel, incluindo a F1. estamos, por isso, a aderir ao anúncio oportuno da WSMC [Conselho Mundial] e a avaliar um programa para a F1 com vista a efectuar uma candidatura formal nas próximas semanas", concluiu.

A Lola é uma firma fundada por Eric Broadley em 1961, e tem algum historial na Formula 1. Em 1962, fez um chassis para John Surtees, com alguns resultados meritórios, repetindo o feito cinco anos mais tarde, quando se aliou à Honda, para fazer o modelo RA301, que venceu na sua corrida de estreia, em Monza. O carro foi chamado pela imprensa especializada de "Hondola". Nos anos 70, construiu um chassis para Graham Hill, e em 1985/86 outro para Carl Haas, quando se aventurou na Formula 1 com motores Ford Cosworth Turbo. Logo a seguir, fez a mesma coisa com a equipa Larrousse, que durou até 1991, e cuja melhor temporada foi a de 1990, onde conseguiu um pódio e onze pontos no total.

Em 1997, tentou a sua sorte com chassis próprio e o patrocinio da firma de cartões de crédito Mastercard. Mas com um chassis ultrapassado, a aventura só durou uma corrida, saindo humilhada pela gritante diferença entre o resto do pelotão. A Lola passou logo a seguir em pré-falência, sendo adquirida no ano seguinte por Martin Birrane. Desde então, tem desenhado chassis para a Formula Nippon e A1GP até 2008, altura em que a série assinou contrato com a Ferrari. Este ano, desenhou chassis para a Le Mans Series, especialmente à Aston Martin.

1 comentário:

Ernesto Longhi disse...

Bah cara! também fiz um post bem mais "magro" que o seu no meu blog. Seria exelente mais um time na grelha. Mais três, teriamos a volta da pré-qualificação. Sonho do gaga Ecclestone.