sexta-feira, 19 de junho de 2009

É oficial! FOTA vai lançar a sua própria série

Podemos gravar nas nossas memórias o dia 18 de Junho de 2009, meus amigos. Pois hoje, oficialmente, a FOTA anunciou em Silvestone, no final de quatro horas de reunião, que irá criar a sua própria série em 2010. O comunicado oficial, divulgado esta noite e assinado por Ferrari, McLaren, BMW, Renault, Toyota, Red Bull, Toro Rosso e Brawn, criticou abertamente a atitude da FIA e de Bernie Ecclestone, de pura e simplesmente ignoraram as pretensões das equipas, nas matérias que os dividiam, nomeadamente o tecto orçamental. Eis o comunicado:



"Desde a formação da FOTA em Setembro, as equipas têm trabalhado unidas e procuraram engajar a FIA e o detentor dos direitos comerciais para desenvolver e melhorar o desporto automóvel. Uma crise financeira sem precedentes colocou diante da comunidade da Formula 1 enormes desafios. A FOTA orgulha-se de ter estipulado medidas substanciais de corte de custos, as maiores na história de nosso desporto.


As construtoras, em particular, ofereceram assistência às equipas independentes, alguns dos quais provavelmente não estariam na Formula 1 se não fossem as iniciativas da FOTA. As equipas incluidas nesta organização concordaram voluntariamente em reduzir seus custos de forma a chegar a um modelo sustentável para o futuro.


Logo a seguir, todas as marcas anunciaram à FIA e ao detentor dos direitos comerciais a sua disposição de assumir um compromisso até o final da temporada de 2012.

(...)

A FIA e o detentor dos direitos comerciais, Bernie Ecclestone, fizeram uma campanha com o objectivo declarado de dividir a FOTA.

(...)

Os desejos da maioria das equipas foram pura e simplesmente ignorados. Para além disso, desde 2006, as equipas FOTA reclamam o direito a receber dezenas de milhões de dólares, que foram retidas pelo detentor dos direitos comerciais. Apesar destas divergências, e da ausência de um ambiente favorável a um compromisso, a FOTA genuinamente procurou durante os últimos meses, de forma incansavel, um compromisso que satisfazesse ambas as partes.


Ficou claro, assim, que as marcas não podem continuar a assumir tal compromisso relativo aos valores fundamentais deste desporto, e sendo assim, decidiram declinar o pedido da FIA em alterar suas inscrições condicionais para o Mundial de 2010.


Sendo assim, estas marcas não têm outra alternativa que não iniciar a preparação de um novo Campeonato, que reflicta os valores dos seus participantes e seus parceiros. Esta categoria irá ter uma gestão transparente, um único regulamento, e irá encorajar a entrada de novas marcas, ao mesmo tempo que irá escutar os desejos dos verdadeiros fãs de automobilismo, inclusivé oferecendo preços mais baixos, assim como a entrada de novos parceiros e novos accionistas.


Estamos convencidos que maioria dos pilotos, estrelas, marcas, patrocinadores, promotores e companhias historicamente associadas ao mais alto nível do automobilismo estarão todos do lado dessa nova categoria.


Assim, a Formula 1 tal como conhecemos, morreu hoje. E como "rei morto, rei posto", resta saber agora como será a nova série. O Autosport português desta semana refere que um calendário oficial poderá acontecer no final de Julho, após o GP da Hungria, acompanhado por um pacote comercial, certamente muito mais atractivo daquele apresentado por actualmente por Bernie Ecclestone.


Agora resta saber uma coisa: com a Formula 1 a prazo, resta saber como Mosley irá agir até ao final da temporada. Será que vai hostilizar em pista as equipas FOTA, sem sinal de represália? Esperemos que não, mas não ficaria surpreendido...

3 comentários:

Marcel Santos disse...

Olá Speeder!

Obg pela dica. Ainda estou incrédulo como tudo isto chegou a este ponto!?! Nem consigo imaginar qual e como será o "day after" de uma decisão destas.

As réplicas deste "terramoto" serão brutais e com efeitos devastadores no desporto que tanto adoramos.

Um abração!!!

Anónimo disse...

Estou tão chocado quanto todos, acho. Mas dá uma olhada no meu blog, Speeder, eu tracei umas reflexões que acho válidas, como por exemplo o fato de que o mandato de Mosley termina em Dezembro, e também de que a nova categoria precisará de homologação da FIA - algo que certamente não ocorrerá.

Abraço!

Tony Costa disse...

É impressionante a notícia.
Ms pelo menos arruma-se a escumalha Ecclestone-e principalmente Mosley dali pra fora.

O campeonato FOTA vai ser um sucesso garantido, mas e agora a F1? O que vão eles fazer?

Vão recrutar as equipas na GP2 para fazerem um novo campeonato...

Lamento a Williams estar do lado de lá, mas eles foram tão ajudados que não tiveram outra chance...