sexta-feira, 19 de março de 2010

Ayrton Senna, por Antti Kalhola (parte 5)

A última parte do video do Antti Kalhola sobre Ayrton Senna, que comemoraria o seu 50ª aniversário natalicio no Domingo, incidia essencialmente sobre o fim de semana do GP de San Marino de 1994. Começa com a famosa saudação a Alain Prost, para depois passar para o acidente fatal de Roland Ratzenberger, no Sábado, para além do susto causado por Rubens Barrichello, no dia anterior. Os eventos assustaram muita gente, e Senna não foi excepção. Numa das partes, ouve-se uma declaração do Prof. Sid Watkins, o médico-chefe da FIA:

"Quando fui ter com o director-desportivo da Simtek para dar a noticia de que Ratzenberger tinha acabado de morrer, Senna estava a meu lado. Ele ouviu a noticia e chorou um bocado. Depois disse a ele o seguinte: 'Ayrton, tu gostas de pescar e eu também. Porque é que tu não te retiras agora. Tu retiras-te, eu também, e vamos dedicar-nos á pesca'. Ele respondeu-me 'Não posso abandonar agora, Sid'. Então disse-lhe a seguir: 'Porque é que então não corres no resto do fim de semana?' ao que me respondeu 'Não posso, Sid. Tenho que correr na mesma'".

No dia seguinte, 1 de Maio de 1994, Senna entra no carro, pensativo sobre tudo o que aconteceu. E na partida, após novo acidente, quando o Lotus de Pedro Lamy bateu no Benetton de J.J. Letho, parado após a partida, vê-se os carros alinhados atrás do Safety Car, que entrava em acção apenas pela terceira vez na história da Formula 1.

Após isto, passa-se para o cockpit de Ayrton Senna, onde se fica na volta e meia após o recomeço da corrida. E a imagem corta no momento anterior ao choque.

Para finalizar, há os momentos altos da carreira dele desde o karting. Ao som de "Nessun Dorma", cantado por Luciano Pavarroti. Lágrimas garantidas.

E pronto, é o final da história. Um dia, no futuro mais ou menos distante, poderemos ver essas imagens. Quero acreditar que sim.

Sem comentários: