Este anuncio está a ser um sucesso nas redes sociais, e percebe-se porquê do politicamente incorreto: trata-se do atropelamento mortal de uma criança por um automóvel no inicio do século XX. Só que a criança não é uma qualquer, e isso já é uma dupla razão pelo qual a Mercedes desvinculou-se imediatamente deste anuncio.
Porquê? Bom, porque o jovem atropelado chama-se Adolf Hitler, e o carro passava por uma pequena cidada do Império Austro-Húngaro chamado Brunnau am Inn, a localidade onde ele nasceu e viveu os seus primeiros anos.
O video foi feito pela Escola de Cinematografia de Baden-Würtemberg, em Ludwigsburg, e venceu prémio cinematográfico de novos talentos "First Steps Awards", em Berlim, na modalidade de publicidade. O valor é de 10.000 euros, e o júri justificou o prémio pelo anuncio ter “eficácia” e “obrigar o espetador a formar uma opinião”.
Como é óbvio, a Daimler, proprietária da marca Mercedes, divulgou um comunicado indicando que considerava “inadequado” incluir “a morte de uma criança, bem como o conteúdo relacionado com o nacional-socialismo” num anúncio, ainda que fosse “fictício”.
2 comentários:
Na verdade, este comercial fictício sobre o sistema de prevenção de colisões do Mercedes-Benz Classe C foi feito pelos estudantes alemães de produção de vídeo Lydia Lohse, Jan Mettler and Gun Aydemir.
A ideia era mostrar que o sistema de prevenção de colisões evita o perigo antes dele acontecer. Então, o que o sistema faria quando o pequeno Hitler atravessasse a rua? Exatamente. Eliminar o perigo.
Acontece que nem a Mercedes-Benz, nem a Daimler autorizaram o uso da marca para o projeto e obrigaram os estudantes a incluir uma nota de esclarecimento no vídeo divulgado.
Faz sentido, afinal, é muito fácil para milhões de pessoas viralizarem o vídeo como "propaganda proibida da Mercedes" e fazer muita gente acreditar que a marca acha legal atropelar crianças indefesas, ainda que a criança seja Adolf Hitler.
A mensagem "Erkennt Gefahren, bevor sie entstehen", em alemão, quer dizer "evita o perigo antes que ele aconteça".
Eu achei fantástica a sacada da garotada. E a mensagem final, "evita o perigo antes que ele aconteça" cai muito bem com o propósito do comercial.
É forte? É! Mas é melhor do que a Mercedes pôr "Lelek lek lek lek" no comercial do novo Classe A.
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