terça-feira, 19 de agosto de 2014

Um dia para lembrarmos as pessoas que tiraram estas fotos







Hoje é o dia internacional da fotografia. E normalmente, não quero saber nada disto, à excepção que hoje faz precisamente 175 anos desde que Louis Dauguerre mostrou o processo de conservação de um retrato numa placa de vidro, dando inicio a o que chamamos de fotografia. E lembro de uma frase dos meus tempos de Universidade, em que dizia mais ou menos o seguinte: "A fotografia libertou a pintura da sua função de retrato".

E isso é verdade, quando vemos que após 1839, a pintura passou por todos os processos criativos que conhecemos: o impressionismo, o cubismo, o futurismo, o dadaísmo, o surrealismo, a "pop-art", entre muitos outros.

Mas mesmo assim, a fotografia passou há muito da sua função retratista. Foi para além dela. Captou realidades e também fez com que pudesse ser criativa, mesmo que seja pela função que é conhecida: tirara retratos, para mais tarde recordar. 

E num sitio como estes, nada como homenagear todos aqueles que ao longo do século XX tiraram fotos sobre o automobilismo e que nos captaram, pela sua beleza e sua espectacularidade. 

1 comentário:

Por Dentro dos Boxes disse...

o fotógrafo é um profissional no qual temos que admirar...

abs...