sexta-feira, 16 de outubro de 2015

GP Memoria - China 2005

Uma semana após Kimi Raikkonen ter feito a ultrapassagem do ano em Suzuka, para vencer a corrida japonesa, máquinas e pilotos tinham chegado a Xangai para participar na última corrida do ano, onde a Formula 1 iria fazer as últimas despedidas a muita coisa. Primeiro, a Jordan e a Minardi fariam aqui as suas últimas corridas, depois de serem adquiridas respectivamente, pela Midland, de Colin Kolles, e pela Red Bull, que iria rebatizar de Toro Rosso.

Num ambiente totalmente descontraído, Fernando Alonso, o novo campeão do mundo, quis fazer uma despedida digna desse nome ao fazer a pole-position, na frente do seu companheiro de equipa, Giancarlo Fisichella, dando à Renault o monopólio da primeira fila. Kimi Raikkonen fica com o terceiro posto, na frente do BAR-Honda de Jenson Button, enquanto que na terceira fila estavam o segundo McLaren-Mercedes de Juan Pablo Montoya e o Ferrari de Michael Schumacher. David Coulthard largava do sétimo posto no seu Red Bull, na frente do segundo Ferrari de Rubens Barrichello. A fechar o "top ten" ficava o Toyota de Ralf Schumacher e o Williams de Mark Webber, na última vez em que a equipa tinha os motores BMW.

No dia da corrida, a agitação começou logo na volta de aquecimento, quando Christijan Albers toca no Ferrari de Michael Schumacher, e ambos tem de ir às boxes para recomeçar das boxes. A mesma coisa acontece a Narian Kathikeyan, que tem problemas no seu Jordan e também começa das boxes. Na partida, Alonso vai para a frente, e não será incomodado... até à bandeira de xadrez. Atrás, Fisichella fica com o segundo lugar, assediado pelos McLaren de Raikkonen e Montoya, mas o colombiano tem a sua corrida estragada quando atinge... a tampa de um esgoto na berma da pista, que estraga o seu carro e obriga o Safety Car a entrar na pista pela primeira vez.

O momento foi aproveitado para que se fizesse o primeiro reabastecimento (ao mesmo tempo que Michael Schumacher se despistava na volta 20), mas Alonso não perdeu tempo, nem a liderança. O Safety Car entrou nas boxes pouco depois, mas na volta 28, voltou a sair para a pista quanto Kathikeyan perdeu o controlo do seu carro na reta maior do circuito, destruindo o seu carro, mas a sair ileso do acidente.

Entretanto, Giancarlo Fisichella cometeu uma irregularidade obstrução - do qual os comissários de pista decidiram penalizá-lo num "stop and go" que o faz perder o segundo posto para Raikkonen. O italiano tentou recuperar, mas o melhor que conseguiu foi ficar no quarto posto, na traseira de Ralf Schumacher. 

No final, Feranando Alonso conseguiu a sua sétima vitória do ano, na frente de Kimi Raikkonen e Ralf Schumacher, que conseguia aqui o seu segundo pódio do ano. Giancarlo Fisichella era o quarto, na frente do Red Bull de Christian Klien, do Sauber de Felipe Massa, do Williams de Mark Webber e do BAR-Honda de Jenson Button.

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