sábado, 8 de agosto de 2020

Formula E: Vergne é pole em Berlim, AFC sai de nono

Os Techeetah dominam em Berlim, nestas rondas finais da Formula E, mas neste sábado, Jean-Eric Vergne levou a melhor sobre Maximilian Gunther, no seu BMW Andretti, e Alex Lynn, no seu Mahindra. António Félix da Costa, líder do campeonato, não conseguiu entrar na SuperPole e sairá da quinta fila da grelha de partida, na nona posição. 

Depois de um dia de descanso, e o pelotão a digerir a dupla jornada perfeita de António Félix da Costa, que abriu uma enorme vantagem perante a concorrência, hoje, a pista era feita no sentido inverso daquele que os pilotos correram na quarta e quinta-feira. Mas no primeiro grupo, onde ele alinhava com Lucas  Di Grassi, Stoffel Vandoorne, Mitch Evans, Sam Bird e Sebastien Buemi, todos pilotos de craveira, o piloto português foi 224 centésimos mais lento que o belga da Mercedes. Di Grassi e Buemi ficaram atrás dele, é certo, bem como Evans, não ter sido o melhor do grupo poderia ser algo perigoso.

E isto porque o Grupo 2, foi melhor. Com Max Gunther, Alex Sims, André Lotterer, Oliver Rowland, Edoardo Mortara e Jean-Eric Vergne, Sims foi o melhor, mas foi logo superado por Vergne, com 1.06,597, com Gunther a seguir e Vandoorne em quarto, atrás de Sims. E todos tinham um tempo melhor que Felix da Costa, que de repente estava "na corda bamba", com o sexto tempo provisório.

No Grupo 3, com Nyck de Vries, Robin Frijns, Jerome D’Ambrosio, James Calado, Daniel Abt e Felipe Massa, o holandês da Mercedes fazia um bom tempo, mas a seguir foi superado pelo seu compatriota da Virgin e Jerome D'Ambrosio, da Mahindra, conseguindo tempo suficiente para ser terceiro e quarto na tabela provisória, colocando Felix da Costa e Rowland fora da SuperPole.

O último grupo, que tinha René Rast, Alex Lynn, Neel Jani, Oliver Turvey, Nico Müller e Setgio Sette Câmara, o único que fez um bom tempo foi Lynn, que no seu Mahindra fez o suficiente para o terceiro melhor tempo na tabela. 

Assim, para a SuperPole iam Vergne, Vandoorne, Lynn, Frijns, D’Ambrosio e Günther.

Ali, na fase decisiva, o alemão da BMW foi o primeiro a sair das boxes para fazer um tempo. Conseguiu 1.06,772, seguido por D'Ambrosio, mas foi mais lento. Pior foi Frijns, no seu Virgin, bem como Lynn e Vandoorne, que superou o britânico da Mahindra, mas não o suficiente. E o melhor ficou guardado para o fim, quando Vergne entrou na pista e fez 1.06,277, o melhor tempo daquela sessão de treinos. 

É engraçado como você vai de zero to hero [de zero a herói] neste campeonato”, disse Vergne no rescaldo da pole-position. “Eu tenho o mesmo carro [do Felix Da Costa]. Fico satisfeito com o resultado, foi importante para não baixar a cabeça”, continuou.

É fácil se colocar no fundo do poço, ainda mais com um companheiro fazendo um trabalho tão bom. Aqueles dois dias foram absolutamente horríveis e é importante fazer um 'reset'”, destacou.

A corrida acontece esta tarde pelas 18 horas de Lisboa e em Portugal, terá transmissão direta pela Eurosport.

Sem comentários: