quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Formula E: Félix da Costa parte da pole em Berlim

António Félix da Costa
começa bem a sua série de corridas em Berlim, ao fazer esta tarde a pole-position para a corrida de hoje no circuito desenhado no aeroporto de Tempelhof, no centro da capital alemã. O piloto da DS Techeetah superou Jean-Eric Vergne, seu companheiro de equipa, e o Porsche de André Lotterer. Lucas di Grassi errou e largará de 21º, dois lugares acima do estreante Sergio Sette Câmara, que será 23º.

No final da qualificação, o piloto de Cascais explicou como foram as suas voltas até chegar ao primeiro lugar da tabela de tempos.

"A primeira vez que guiei o carro, deixou-me um pouco fora de forma, mas depois de algumas voltas tudo voltou naturalmente. A partir de então, começamos a trabalhar e continuamos nosso trabalho. Esta equipa é incrível e se tornará no que for preciso em todas as horas para vencer. O resultado é claro com um-dois na qualificação."

"António fez uma boa volta, parabéns. O segundo é um resultado muito bom para mim, é a primeira vez que estive na SuperPole esta temporada", respondeu Vergne.

A qualificação começou logo a ser definido no primeiro grupo. Ali, Félix da Costa tinha a companhia de Stoffel Vandoorne, Lucas di Grassi, Mitch Evans, Max Gunther e Alexander Sims, e ele fez uma volta que colocou todos em sentido, indo de imediato para a SuperPole, um segundo à frente de Di Grassi, o pior do grupo. Alexander Sims andou bem, mas pagou o preço por ser o primeiro numa pista com pouca aderência.

No segundo grupo, que tinha Sebastien Buemi, Sam Bird, Oliver Rowland, Jean-Eric Vergne, Andre Lotterer e Edoardo Mortara, Buemi e Vergne foram os melhores, mas a diferença era de 145 centésimos, no caso de Buemi, e 152 centésimos, no caso do francês, em relação ao piloto português. Lotterer perdera três centésimos na sua volta rápida, e o seu lugar estava em risco, em relação aos grupos a seguir.

O terceiro grupo a sair para a pista, que tinha Felipe Massa, Robin Frijns, Nick de Vries, Daniel Abt, James Calado e Jerome D'Ambrosio, tinha alguma pressa, com De Vries a marcar um bom tempo, 186 centésimos pior que Felix da Costa, mas com a capacidade de ir à SuperPole. Depois veio o resto do grupo, mas alguns tinham um ritmo tão desfasado que Daniel Abt fez um tempo 1,4 segundos pior. James Calado foi três segundos mais lento, mas ele não pode participar nos treinos livres por causa dos problemas que teve no carro, e que o fará perder... 60 lugares devido à troca das unidades de energia.

Do Grupo 4, com o estreante Sergio Sette Câmara, Oliver Turvey, Neel Jani, René Rast, Alex Lynn e Nico Muller, este último fez o melhor tempo do grupo, mas isso apenas deu-lhe o 12º posto da grelha.

Para a SuperPole, os seis pilotos eram Felix da Costa, Buemi, Vergne, De Vries, Lotterer e D’Ambrosio.

Ali, o primeiro foi o belga da Mahindra, que fez 1.07,371, melhor do que tinha feito anteriormente, mas não impressionava. André Lotterer veio a seguir, para fazer 1.07,235, e punha-se no topo da tabela de tempos, algo do qual Nick de Vries não foi capaz de o tirar. Contudo, os pilotos da DS Techeetah foram para a pista e acabaram com as dúvidas. Primeiro Vergne, com 1.07,121, e depois Felix da Costa com 1.06,799, impecável nos três sectores da pista. Pelo meio, Sebastien Buemi, que cometeu um ligeiro deslize, suficiente para conseguir apenas o terceiro melhor tempo.

A corrida está marcada para as 18 horas e em Portugal, será transmitida pela Eurosport. 

Sem comentários: