quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Formula E: Felix da Costa vence em Berlim

António Félix da Costa
foi o grande vencedor na primeira corrida em Berlim, nesta quarta-feira. Numa prova onde viu alguns dos seus rivais a não pontuarem, o piloto de Cascais culminou uma prova perfeita. Depois da pole-position, e tirando um momento onde foi pressionado por Jean-Eric Vergne, o piloto da DS Techeetah dominou do principio ao fim, ampliando a sua vantagem no campeonato, na primeira corrida da primeira jornada dupla na pista alemã.

Corrida no sentido inverso dos ponteiros do relógio, e com os DS Techeetah a dominaram na qualificação, parecia que António Félix da Costa estava na melhor posição para consolidar a liderança do campeonato. Na partida, o piloto português voa para a frente, com Vergne a seguir e André Lotterer em terceiro e Sebastien Buemi quarto. De resto, a partida foi pacifica, sem problemas.

O piloto português cimentou a sua liderança nas voltas seguintes, com Vergne também a afastar-se do piloto da Porsche. As coisas andavam estáveis entre os dois primeiros, logo, as lutas aconteciam no meio do pelotão, entre Felipe Massa e Mitch Evans, oitavo e nono naquela altura.

Pouco depois, na volta oito, Robin Frijns bateu forte no muro, depois de um "chega para lá" com Max Gunther, com danos na suspensão frontal direita e com peças no asfalto, arrastando-se na pista, mas não chegou às boxes. Por causa disso, o Safety Car teve de entrar na pista. 

Na bandeira verde, as posições foram mantidas, com Felix da Costa a liderar sobre Vergne, enquanto Sam Bird passava Jerome D'Ambrosio, para ser sexto. Buemi tentou ir para o Attack Mode, mas este não funcionou e perdeu um lugar para Sam Bird. Pouco depois, apareceu o Fanboost, onde António Felix da Costa e Daniel Abt estavam com ele, e quase de imediato, os pilotos da DS Techeetah iam para o primeiro Attack Mode, mantendo as posições.

Os dois pilotos afastavam-se, enquanto o pelotão ia para a sua vez no Attack Mode, causando confusão e lutas entre eles. De Vries era terceiro, mas não tinha passado pelo Attack Mode, pois era pressionado por Lotterer. Este conseguiu passar o holandês na volta 23.

Pouco depois, Felipe Massa parava na berma de vez, não conseguindo parar e batendo no muro. Ao mesmo tempo, Vergne ia de novo para o Attack Mode, e perdia momentaneamente o segundo posto para Lotterer, mas logo a seguir, a organização decidira Full Course Yellow e os carros andavam à velocidade do caracol. A corrida retomou a oito minutos do final da corrida, com o português na frente e Vergne pressionado por Lotterer. 

Quando o português foi ao Attack Mode, Vergne tentou passá-lo, pressionando contra o muro, mas ele aguentou e foi-se embora. Atrás, Lotterer perdia dois lugares para Bird e De Vries, por causa do Attack Mode. E a partir dali, a luta pelo segundo posto estava ao rubro, com Bird, Lotterer e De Vries a atacarem Vergne pelo segundo lugar. O francês perdia para Bird, e ainda era pressionado por Lotterer, que se defendia de forma musculada.

Na parte final, Evans fez um pião e caiu para o fundo do pelotão, enquanto Vergne caia cada vez mais, acabando a corrida nas boxes, não conseguindo salvar o que restava da sua corrida. Amanhã há nova corrida na pista de Berlim. 

Sem comentários: