sábado, 8 de agosto de 2020

Formula 1 2020: GP dos 70 anos (Qualificação)

São estranhos, estes tempos. Nos 70 anos da Formula 1, numa temporada atípica, onde o país onde vivo beneficia das portas fechadas noutros lados, ver uma corrida comemorativa da competição, uma semana depois do GP da Grã-Bretanha, em Silverstone, é tipica deste ano anormal, e sei que é uma homenagem à competição. Mas acho que chamar esta corrida de "GP de Inglaterra", para ver se, por uma vez, os brasileiros acertam realmente com a denominação - quando a oiço, sinto tentado em perguntar se a Escócia já é independente - não ficaria mal na fotografia. Assim sendo, faz lembrar dos tempos das corridas extra-campeonato, da Race of Champions em Brands Hatch e o International Trophyt, em Silverstone, corridas que foram disputadas até 1983 com carros de Formula 1...  

E depois dos incidentes das últimas duas voltas, na corrida anterior, e o tipo de pneus que iriam usar neste final de semana, ainda por cima com calor esperado naquela parte da Europa, havia dúvidas sobre como se iriam comportar, já que o fantasma de 2013 foi lembrado a eito nestes escassos dias que separaram uma e outra corrida. E depois disso, a decisão da FIA em penalizar a Racing Point - no mínimo estranha em termos de penalização, no máximo, ninguém gostou dela por acharem que foi "muito branda" - também agitou o "paddock".

Vida que se segue, mas mais do que decidida, está mais suspensa, logo, haverá cenas dos próximos capítulos. Como a segunda chance dada a Nico Hulkenberg, porque Sergio Perez ainda não pode sair do seu confinamento.  

Logo na primeira sessão, Max Verstappen começou a marcar um tempo para a concorrência, com 1.27,154, antes dos Mercedes marcarem a sua parte, com 1.26,818 por parte de Hamilton. Bottas veio depois, com um tempo pior, mas ficou com o segundo posto. Noico Hulkenberg era o quarto, na frente de Charles Leclerc, numa altura em que Gerorge Russell e Esteban Ocon tinham um incidente que os fez circular de modo perigoso. O piloto da Renault era o réu, e era provável que iria ser penalizado.

Na parte final, Bottas fez 1.26,738, melhorando perante Hamilton, enquanto atrás, todos andavam muito juntos. Até ao 16º posto, havia quase um segundo de diferença entre todos. E entre os eliminados, estava o Alpha Tauri de Daniil Kvyat, que vira o seu tempo anulado porque tinha excedido os limites, os Alfa Romeo, o Williams de Nicholas Lattifi, o Haas de Kevin Magnussen.

Na Q2, Bottas começou com um 1.25,785, ficando a quase meio segundo de Hamilton, com Ricciardo a ser terceiro, na frente dos Red Bull. A partir dali os pilotos calçavam ora os médios, ora os moles, e no final, foi Valteri Bottas o melhor, com Nico Hulkenberg a conseguir surpreender ao ser segundo, entre os carros negros. Em contraste, os Ferrari estavam mal, com Leclerc oitavo e Vettel 12º, um dos que não conseguiram passar para a Q3. O alemão fazia companhia a George Russell, Esteban Ocon, Carlos Sainz Jr e Romain Grosjean.

E o Verstappen ia quase fazendo companhia, com o seu nono tempo, com o Red Bull. E Pierre Gasly fazia o quarto tempo na Q2.

Na parte final da qualificação, com sete dos dez pilotos com moles - Verstappen, Ricciardo e Albon estavam de médios - na primeira tentativa, os Mercedes cilindraram a concorrência, com Hamilton a fazer 1.25,284, um décimo na frente de Bottas... e um segundo face ao resto, com Daniel Ricciardo a ser o terceiro, na frente de Nico Hulkenberg. Os Red Bull, mesmo com médios e a perder tempo na primeira parte da volta, conseguiam ser quinto e sexto.

Na volta final, com Hamilton, Bottas e Riccrdo com médios, e o resto com macios, e resultou para os Flechas Negras... mas com Bottas a fazer melhor que Hamilton, fazendo a pole-position, com 1.25,154. E no terceiro posto, Nico Hulkenberg, excelente no seu Racing Point, na frente de Daniel Ricciardo, Max Verstappen e Lance Stroll. Mas todos eles estavam quase um segundo atrás dos Mercedes. E eles fizeram a volta de médios!

E foi assim a qualificação britânica. Amanhã iria ver-se como seria a corrida, com o composto de pneus que eles tinham em mãos. E num dia mais quente que na semana passada...

Sem comentários: