sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Noticias: Racing Point culpada e penalizada

A FIA considerou esta sexta-feira que a Racing Point é culpada no caso das condutas de travão do seu RP20, que foi protestada pela Renault, que a considerava ilegal. Assim sendo, a equipa foi multada em 400 mil libras e retirados 15 pontos no campeonato de Construtores, por causa dos pontos conquistados nas corridas da Áustria, Styria e Grã-Bretanha. A FIA decidiu também que iria excluir a desclassificação porque a violação do desenho quebrou apenas o Regulamento Desportivo e não o Técnico.

A Racing Point tem agora 24 horas para decidir se apela da decisão ou não.

A decisão surge depois dos protestos da Renault, que afirmava que as condutas de arrefecimento de travões, que se tornaram uma peça listada e em 2020, se tornou ilegal. Mas em 2019, tal não era, e a Racing Point adquiriu as informações sobre as condutas de travão do Mercedes W10 de 2019 no ano passado e argumentou que utilizou essa informação para conceber os seus próprios componentes, a partir do zero. Algo que a FIA e a Renault não concordaram.

No final, os comissários desportivos da FIA disseram que a Racing Point sabia que a concepção das condutas de travão para 2020 seria vista como ‘peças listadas’, por isso, “não podia ser concebida utilizando os modelos CAD das condutas de travão do W10 da Mercedes”. A equipa de Brackley foi também investigada no sentido de fornecesse as condutas de travão dianteiras e traseiras do seu W10 para que os Comissários pudessem fazer uma comparação com as peças do RP20, mas no final, a Mercedes foi ilibada de qualquer consequência.

A retirada de pontos por parte da equipa não afeta a classificação geral de pilotos. Contudo, nos Construtores, perde o quinto lugar a favor da Renault.

Sem comentários: