quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Formula E: Felix da Costa novamente imperial em Berlim

António Félix da Costa
está imperial: esta tarde, depois da pole-position, alcançou nova vitória na pista do aeroporto de Tempelhof, em Berlim, 24 horas depois da sua última, trunfando com autoridade sobre Sebastien Buemi e Lucas di Grassi, aumentando ainda mais a distância sobre a concorrência, quando faltam quatro provas para o fim do campeonato.   

A partida foi calma, com o piloto português a manter a liderança sobre Sebastien Buemi e Nyck de Vries, que aguentava o resto do pelotão. Vergne caiu para décimo na partida, e procurava recuperar os lugares perdidos. Passadas três voltas, Felix da Costa já tinha um segundo de vantagem sobre Buemi.

Nas voltas seguintes, Frijns conseguiu passar de Vries e ficou com o terceiro lugar, mas ele já tinha mais de quatro segundos de desvantagem, ao mesmo tepo que atrás, Max Gunther batia e danificava o seu nariz, indo às boxes trocar a frente do seu carro.

Nos da frente, Buemi foi o primeiro a ir ao Attack Mode, para diminuir a diferença, que naquela altura era de 3,2 segundos. Mas enquanto fazia isso, a corrida ia momentaneamente para Full Course Yellow, para tirar peças caídas do carro de Gunther. O resto dos pilotos da frente aproveitou o final do segundo Full Course Yellow para ir ao Attack Mode, e um deles foi Lucas di Grassi, que subia para o terceiro posto.

Quando faltavam 26 minutos, o Mercedes de Nyck de Vries parava no meio da pista devido a problemas no seu carro, e com isso, o Full Course Yellow entrava pela terceira vez na corrida. A situação durou três minutos, e quando a bandeira verde foi mostrada, o piloto português foi ao Attack Mode, sendo imediatamente assediado por Buemi e di Grassi. Mas o piloto português afastou-se de imediato, fazendo a volta mais rápida. Um pouco atrás, Steffel Vandoorne conseguiu passar... dois pilotos, Sam Bird e Edoardo Mortara, para ser quinto. 

A 16 minutos do fim, alguns dos pilotos da frente iam ao Attack Mode pela segunda vez. Buemi e Frijns foram dos primeiros, mas Di Grassi estava inatacável no segundo posto, até ser passado de novo por Di Grassi. Logo depois, Félix da Costa ia de novo ao Attack Mode, para manter a distância. 

A nove minutos do fim, era a vez de Di Grassi ir ao Attack Mode e recuperar o terceiro posto a Robin Frijns e ia atrás de Buemi, mas as coisas pareciam não ser suficiente para os apanhar, dada a distância que eles já tinham. 

Na parte final da corrida, tudo estável, tentando levar os carros até ao fim por causa da energia que tinham de gerir, mas na frente, Félix da Costa geria também a vantagem e rumava à sua segunda vitória seguida em Berlim, e terceira seguida no campeonato.

Agora com 125 pontos, o piloto português tem o caminho livre para o título. Sábado e domingo haverá nova jornada dupla, numa nova versão da pista de Tempelhof.   

Sem comentários: