quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Formula E: Vergne pede por pneus slicks


No ano em que a competição elétrica trocou de pneus, da francesa Michelin para a coreana Hankook, há quem não tenha ficado impressionado com a aderência destes novos pneus. Aparentemente bem mais duros que os anteriores, há quem ache que a solução poderia ser mais radical para que os pilotos possam ter tanto ou mais aderência como tinham anteriormente, com os carros da Gen3.

É o caso de Jean-Eric Vergne, piloto da DS, que deseja por pneus slicks nos carros da Formula E. 

Questionado no site motorsport.com sobre esse assunto, referiu desta maneira:

Oh, nunca [questionado sobre se iria alguma vez adaptar-se aos pneus novos]. Quer dizer, é o carro que temos, são os pneus que temos, sabemos que não vai mudar nesta época. Portanto, temos de lidar com isso. Mas penso que vão ser corridas complicadas, com certeza. Eu gostaria de pneus slicks com um aumento de 70 por cento de aderência." continuou.

"Os pneus são duros, como o betão – e são muito escorregadios. E é ainda mais na corrida, porque quando se segue outro carro e perde-se a apoio aerodinâmico. É muito complicado. Foi complicado nos treinos livres [no Autódromo Hermanos Rodriguez] e depois o carro estava completamente diferente na qualificação novamente. Os tipos que foram rápidos na qualificação foram os tipos que não foram tão rápidos nos treinos livres. É um pouco estranho tentar compreender.", referiu, descrevendo o seu fim de semana mexicano, onde terminou na décima posição. 

"E depois na corrida foi um pouco… é impossível ultrapassar independentemente da quantidade de energia que se tenha, porque a aderência é tão reduzida que não se pode tentar uma ultrapassagem tardia. Temos visto muitos acidentes só porque o nível de confiança no carro é extremamente baixo e é difícil de ultrapassar”, concluiu.

Vergne e os outros lidarão novamente com estes pneus no fim de semana duplo de Ad Diyriah, na Arábia Saudita. E claro, tentará um resultado melhor daquele que alcançou na última prova.  

Sem comentários: