sábado, 28 de janeiro de 2023

Formula E: Wehrlein novamente o melhor na segunda corrida em Ad Diyriah


Pascal Wehrlein triunfou pela segunda vez em paragens sauditas. O piloto alemão da Porsche voltou a levar a melhor sobre Jake Dennis, da Andretti, enquanto René Rast conseguiu a terceira posição, aguentando os ataques de Sam Bird

Quanto a António Félix da Costa, a má qualificação prejudicou a recuperação na corrida, conseguindo apenas chegar ao 11º posto, ficando fora dos pontos.  

Como ontem, a corrida aconteceu depois da noite se ter elevado nos céus das Arábias. Quando os semáforos se apagaram, Evans passou para a frente, relegando Hughes para segundo.  As coisas andaram calmas nas primeiras voltas, tempo suficiente para aquecer os pneus, e os pilotos a estudarem uns aos outros, antes da abertura do local do Attack Mode, onde todos tinham direito a quatro minutos.

Os dois NIO foram ao Attack Mode - dois minutos cada um - na nona passagem pela meta, perdendo algum tempo, e uma volta mais tarde, Evans foi para o Attack Mode, ficando com a energia extra por três minutos, caindo para terceiro. A seguir, foi Jake Hughes, que caiu para terceiro, e tinha dois minutos de energia extra para regressar para a liderança.

Na volta 11, René Rast passa pelo Attack Mode... e mantêm a liderança! Com dois minutos concedidos, esperava afastar-se da concorrência, pois Evans estava a ficar sem energia. Atrás, Wehrlein ja era terceiro, com Mortara, no seu Maserati, a seguir, em quarto. O alemão da Porsche passou o neozelandês da Jaguar e já era segundo, partindo à perseguição do seu compatriota da McLaren.

Wehrlein foi ao Attack Mode na volta 16, para ter três minutos de energia extra, mantendo o segundo posto e indo ao ataque à liderança. Na volta seguinte, Rast foi ao Attack Mode pela segunda vez e Wehrlein ficava com a liderança. Ele foi ao Modo de Ataque na volta 20 e manteve a liderança, com Rast e Evans atrás de si. Ao mesmo tempo, Jake Dennis conseguiu passar Ediardo Mortara e ficar com a quinta posição. Depois, na volta 24, o britânico passou Evans e chegou ao terceiro posto.

Foi nessa altura - volta 26 - Dennis passou pelo Attack Mode e tentou apanhar Wehrlein, sem grande sucesso. Bird subia para terceiro, passando Evans, enquanto o suíço Nico Muller batia no muro, fazendo sair o Safety Car e juntando toda a gente. Faltavam 12 voltas para o final. 

E no computo geral, havia gente sem ter passado pelo Modo de Ataque. Sam Bird era um deles. Edoardo Mortara outro Jake Dennis tinha três minutos de sobra. E tinham de passar, caso contrário, seriam penalizados.

A corrida retomou na volta 30, com Mortara e Gunther a irem ao Modo de Ataque, com Bird e Denis a irem a seguir. Rast quis aproveitar e ficou com o terceiro posto, mas tinha de aguentar o assédio de Bird. Atacou, mas falhou a travagem e ficou mais adiante.  

Na frente, Dennis tentava apanhar Wehrlein, enquanto Rast aguentava Bird, que ia depois ao Attack Mode, e atacar novamente para alcançar o pódio. No final, apesar das pressões, ficou com o lugar do pódio, com Wehrlein a conseguir a sua segunda vitória consecutiva, fazendo o fim de semana perfeito.  

Quando ao campeonato, Wehrlein é agora o líder, com 68 pontos, contra os 62 de Jake Dennis. 

A Formula E prossegue dentro de duas semanas, em Hyderabad, na estreia da competição em paragens indianas. 

Sem comentários: