sábado, 28 de janeiro de 2023

Formula E: Jake Hughes foi o melhor na segunda qualificação saudita


Jake Hughes conseguiu este sábado a pole-position para a segunda corrida do fim de semana em Riade, batendo na final o Jaguar de Mitch Evans. O piloto da McLaren conseguiu a sua primeira pole da temporada, o que é um excelente recompensa a um dos pilotos mais rápidos do pelotão atual. Quanto a António Félix da Costa, foi uma má qualificação, eliminado logo na fase de grupos e a partir de um muito modesto 17º posto da grelha.

Depois de uma corrida bem disputada ontem, com uma vitória da Porsche, com Pascal Wehrlein, hoje esperava-se um pouco mais do mesmo: competitividade e imprevisibilidade. E no primeiro grupo, que tinha metade do pelotão, entre eles Jake Dennis (Avalanche Andretti Formula E), Sebastian Buemi (Envision Racing), Sam Bird (Jaguar TCS Racing), Jake Hughes (Neom McLaren Formula E Team), Nick Cassidy (Envision Racing), António Félix da Costa (TAG Heuer Porsche Formula E Team), Stoffel Vandoorne (DS Penske), entre outros, depois dos primeiros minutos a tentar aquecer os pneus, Hughes acabou por fazer o melhor tempo, seguido de Dennis, Sergio Sette Câmara (NIO 333 Racing) e Buemi.

Na fase final, depois de uma troca de pneus, Hughes fez uma excelente volta, seguido por Felix da Costa, antes de Sam Bird passar para a frente dos tempos. Hughes deu outra volta e regressou ao topo da tabela, enquanto Felix da Costa não conseguiu ser mais que nono no grupo, a meio segundo. 

No segundo grupo, que tinha entre outros, o vencedor de ontem, Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche Formula E Team), acompanhado de, entre outros, Lucas di Grassi (Mahindra Racing), André Lotterer (Avalanche Andretti Formula E), René Rast (Neom McLaren Formula E Team), Jean-Éric Vergne (DS Penske) e Mitch Evans (Jaguar TCS Racing), entre outros, a sessão começou com Rast a passar para a frente das operações, com Evans logo a seguir destronar o piloto da McLaren. Vergne e Wehrlein completavam provisoriamente o top 4. 

Depois da troca de pneus feita a meio da sessão, os carros regressaram à pista para as derradeiras tentativas. Ali, Sasha Fenestraz (Nissan Formula E Team), chegou a entrar nos quatro primeiros, mas Evans conseguiu melhor e terminou como o mais rápido do grupo. Rast, Wehrlein e Edoardo Mortara (Maserati MSG Racing), ficaram com os restantes lugares.

Nas eliminatórias, a grande surpresa foi no duelo entre Wehrlein e Rast, onde apesar de ter sido muito renhido, foi Rast a liderar durante a volta toda passando à próxima fase, com a McLaren a colocar dois carros nas meias-finais (Hughes bateu Dennis no duelo de Jakes) e Wehrlein a ficar de fora logo nos quartos.

Na meia final, Hughes bateu Buemi, o poleman da corrida anterior, demonstrando toda a sua velocidade e mantendo sempre Buemi a uma distância segura suficiente para passar à final. Pensava-se que seria um duelo entre McLarens, mas Evans conseguiu uma vaga na final, conseguindo melhores resultados que Rast no segundo duelo das meias finais.

E no derradeiro confronto, Hughes conseguiu a pole para a corrida de mais logo, encontrando quase um décimo na última curva para bater o neozelandês da Jaguar. Definitivamente, tem de se colocar este neófito como um dos candidatos ao título desta temporada da competição elétrica... 

A corrida acontecerá pelas 17 horas, e em Portugal, poderá ser seguido na Eleven 2 e na Eurosport. 

Sem comentários: