sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Formula E: Buemi é o "poleman" em Diyriah


O suíço Sebastian Buemi foi o melhor na qualificação para a primeira corrida da Formula E em Ad Diyriah. Buemi, que corre este ano pela Envision Racing, conseguiu um tempo 60 centésimos mais veloz que Jake Hughes, da McLaren, na final da sessão de qualificação.

Quanto a António Félix da Costa, ficou-se pela primeira fase da qualificação, prejudicado por causa de um acidente no grupo onde entrou, o A, que o impediu de marcar um tempo para poder prosseguir adiante.

Nesse grupo, o caso foi quando o Maserati de Max Gunther se acidentou e a sessão foi suspensa por alguns minutos. Por essa altura, Sascha Fenestraz era o melhor, e Felix da Costa tinha tempo e lugar para seguir em frente. E para piorar as coisas, em muitos sentidos, no regresso dos tempos, o outro piloto da Maserati, Edoardo Mortara, também tocou no muro, mas conseguiu ir para as boxes pelos seus próprios meios. 

No final do Grupo A, Jake Hughes foi o melhor, a companhia Oliver Rowland, Dan Ticktum e Lucas di Grassi, que conseguiu o quarto tempo "in extremis", tirando-o das mãos de Nick Cassidy.

No Grupo B, as coisas correram melhor, uma sessão sem história. Contudo, Pascal Wehrlein e Sergio Sette Câmara apanharam um susto quando o primeiro apanhou o segundo na pista a andar muito devagar e quase colidiram. O brasileiro acabou por ser investigado no final da sessão para uma possível penalização, e nenhum dos dois passou à segunda fase. Aí, os únicos foram Sam Bird (Jaguar), Sebastien Buemi (Envision Racing), Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) e René Rast (Neom McLaren Formula E Team).

Nas eliminatórias, o mais relevante aconteceu nas meias finais, quando Dan Ticktum, que duelava com Jake Hughes, perdeu o controlo do seu carro e a vantagem que tinha para o piloto da McLaren. Contudo, nos instantes finais, Hughes perdeu a traseira do seu McLaren, quase batendo no muro, mas agarrando-se à vantagem o suficiente para um lugar na final, fazendo companhia a Buemi. Ali, o duelo foi renhido, mas a veterania do suíço levou a melhor. 

A primeira corrida do fim de semana saudita acontece a partir das 17 horas, e pode ser vista na Eurosport e na Eleven Sports 2. 

Sem comentários: