segunda-feira, 21 de maio de 2007

Extra-Campeonato: O título do F.C.Porto

Depois de 90 minutos jogados, eis o resultado final. Digamos que era o vencedor esperado, pois temos um campeonato em que temos 16 equipas e o tipo que ganha o caneco é sempre o mesmo. Ganharam o seu 22º título em 100 anos de história. Sim, não estou enganado, pois essa é a data real da sua fundação: 1906, e não 1893, como alguns dizem. Até na data da fundação, o Jorge Nuno aldrabou...

Bem, continuando: Porque é que este clube regional consegue ganhar títulos?


Não é só por ter um bom plantel, tão bom que qualquer treinador obscuro tem a garantia de ser campeão. Sim, os dois últimos treinadores que passaram por aquela casa, penaram durante anos para conseguir aquilo que tanto almejavam: ser campeão nacional. Quanto é que apostam que depois de do Jesualdo sair do Porto vai ganhar mais algum campeonato? Ninguém...




Continuando... também temos o sistema, que alegadamente por meios obscuros, conseguem que a mesma equipa regional chegue ao final de cada Liga com o caneco na mão. Porque será? E depois, temos a figura seu presidente, o Jorge Nuno, que é o que é há 25 anos, e que conhece toda a gente por dentro e por fora, que sabe exactamente o que fazer para alcançar os títulos. Nâo é verdade? E depois têm o desplante de dizer que "este mandato será o meu último". Pelo amor de Deus, quem é que acredita nisso? Toda a gente sabe, de uma forma ou de outra, que aquele homem só sairá daquela cadeira num pijama de madeira...




O aquilo que tem mais piada são os seus adeptos. Tu topas, que da arraia-míuda dos três grandes, os portistas são os menos instruidos. Reparem: quem é o fã modelo? O Benfica têm o Barbas, e é dono de um restaurante. O Sporting têm o Dias Ferreira ou Jorge Gabriel, mas um é advogado e outro é apresentador. E depois temos o Porto, com o Emplastro, E o que é? Um pobre coitadito, cujo passatempo é aparecer atrás dos jornalistas quando estão em directo...




Enfim... Parece que têm todos ar de drogados ou algo parecido. E depois, quando ganham, mandam todos a mesma boca: "SLB, SLB, filhos da p***, SLB". Ou seja, não interessa se estão contentes ou tristes. O que importa é mandar o Benfica para o car****. E depois chamam aos lisboetas de "marroquinos" ou "mouros". Querem saber como se chamavam antes do Pedroto ter inventado aquela dos "dragões"? Andrades...




Ao fim e ao cabo, eles podem ser os melhores, mas em termos de adeptos, são uma minoria. De Coimbra para baixo, são poucos os que foram para a rua comemorar o título. Garanto-vos eu!




Em jeito de conclusão, pode-se dizer o seguinte: tenta-se fazer com que este campeonato seja parecido com o inglês, ou com o italiano, mas na realidade, as coisas acabam sempre a lembrar os campeonatos dos antigos países do Bloco do Leste, em que os campeões eram combinados à ultima jornada, onde o clube do Exército tinha que ganahr, em deterimento do clube da Policia...


E pronto... ano que vêm há mais! Ah, e preparem-se que amanhã leremos as postas de pescada do Miguela Sousa Tavres sobre o título... Vamos a ver se é para rir ou para vomitar para cima do seu artigo!

5 comentários:

Unknown disse...

Sou um leitor assíduo do teu blog, o qual acho deveras interessante e desde já quero dar-te os parabéns.
No entanto não posso concordar com dois comentários que teces neste post.
O primeiro é sobre os adeptos. Eu não sigo muito o futebol mas sou da opinião que a raia miúda dos 3 grandes é farinha do mesmo saco. Mais instruídos ou não penso que esse tipo de adeptos se caracterizam por um fanatismo exacerbado que não reflecte a maioria dos "verdadeiros" adeptos dos 3 grandes. Assim sendo, quais queres conclusões que retires sobre o clube x ou y baseados no comportamento da "raia-miúda" estão à partida erradas.

O segundo aspecto é o facto de comparares o campeonato Português com os antigos países do Bloco do Leste. Sinceramente não penso que seja de bom gosto. Segui vários campeonatos em Portugal ,muito ao de leve é certo, mas um coisa sei, quem ganha é quem tem mais pontos e quem tem mais pontos é porque tem mais vitórias e se tem mais vitórias é porque foi melhor que os ouros. Nada foi combinado à última jornada. Tudo o resto que puderes "especular" não passa disso mesmo, especulação.

Por fim, acho muito giro que este clube regional ganhe tantos títulos, penso que os outros clubes regionais têm muito a aprender com ele...vontade e orgulho de serem como são, do seu clube e da sua região... e isso é das coisas mais lindas que se pode ter...

Unknown disse...

Olá amigo Paulo! Apesar das nossas "diferenças de cor futebiística", não posso deixar de te dizer que também fiquei desiludida com o resultado da Liga. Sei que vai parecer parcial da minha parte, mas tens de concordar que o Sporting seria o justo campeão deste ano. Pelo menos, tendo em conta as últimas jornadas, acho que era merecido que este ano o título fosse "verde".
Mas querido amigo, penso que não é com frases de despeito e mágoa que vamos lá. Como disseste bem, para o ano há mais... Mas para os Lagartos ainda há uma última esperança (não fosse o verde a sua cor): A TAÇA!
Parabéns pelo teu blog e muitas felicidades.
Sílvia Cruz.

Anónimo disse...

Boa tarde,

De facto eu tambem era um leitor assiduo do seu blog que sempre achei muito interessante acima de tudo fiel ao que na realidade se passou em todos os seus artigos, no entanto lendo este post apetece-me pensar que a pessoa que escreveu todos os outros posts e esta não são a mesma.
Eu compreendo que o futebol é paixão e de que a paixão leva a actos irreflectidos mas mesmo assim acho que foi longe demais.
Nota-se na sua escrita um ressentimento mesquinho por não ter vivido os anos de ouro do seu clube que esses sim eram decretados por poder politico.
Enfim nem todos podem ser do Porto, nem todos podem viver no Porto e mais importante nem todos conseguem ser genialmente regionais.
Nós conseguimos.
Até sempre, apartir de hoje deixo de ler o seu blog.

Rogério Magalhães disse...

Caro amigo Speeder... como sabes, sou do Brasil, fanático pela Portuguesa... eu imagino o quanto dói ver seus adversários vencerem e seu time ficar a ver navios... mas faz parte, um tem que ganhar e, ao longo do campeonato, o grande F.C.Porto foi o melhor... merecido! E não se pode atirar ao lixo um campeonato no qual os três primeiros terminaram separados por 2 pontos... ficaria triste como simpatizante portista se tivéssemos perdido o campeonato para o Sporting ou para o Benfica, mas não ficaria a desqualificar em termos de adeptos, até porque, como eu bem sei aqui no Brasil, torcedores uniformizados como tu citaste serem os portistas existem em todos os times. Em todos eles, existem os bons e os maus elementos, não se pode tomar uma minoria como a grande maioria.

Aceite o fato de que bateram na trave. Este ano somos campeões. Ano que vem podem ser vocês...

Um grande abraço e saudações rubro-verdes d'além mar!

Anónimo disse...

Bom, não podia deixar de comentar este teu post no blog...

1 - Existem mais analfabetos adeptos do Benfica que do Porto, mesmo percentualmente.

2 - Relativamente às suspeitas, somos a equipa nacional com o melhor palmarés internacional, mas com uma diferença considerável, mesmo não tendo esse tal de Eusébio, que sendo Moçambicano dizem que foi o melhor jogador português de todos os tempos...

3 - Ganhamos muitos campeonatos, mesmo com o Salazar morto

4 - Nunca tentamos matar uma equipa de hoquei em patins do Benfica

5 - Do Sporting nem vale a pena falar, não tens esses 6 milhões de adeptos que confundem duas palavras: "maior" e "melhor"