terça-feira, 4 de setembro de 2007

GP Memória - Itália 1967

Esta corrida é lembrada não só por uma chegada “ao sprint”, mas também pela última grande exibição de um grande campeão: Jim Clark. Do azar, fez força, e tudo parecia que ele iria vencer mais um Grande Prémio e candidatar-se a um título mundial, o azar voltou a atrapalhar Clark, quando ficou sem gasolina na última volta. Mas foi uma exibição de encher o olho! E o vencedor, John Surtees, no seu Honda, só conseguiu isso batendo “Black JackBrabham por apenas 0,2 segundos…


A 10 de Setembro de 1967, a Formula 1 preparava-se para realizar mais um Grande Prémio em Monza. Nesta altura do campeonato, o neo-zelandês Dennis Hulme era o comandante, com 43 pontos, contra 34 de Jack Brabham, seu companheiro, patrão e o Campeão do Mundo em título. Chris Amon era terceiro, com 20 pontos, à frente de Jim Clark, que só tinha 19 pontos. Se Hulme ainda não era campeão do mundo, estava quase: os seus Brabham-Repco eram na altura as máquinas mais eficientes do pelotão da Formula 1. ao contrário, os Lotus 49 sofriam de problemas de juventude e desenvolvimento, apesar de terem potencial vencedor. Clark tinha ganho em Zandvoort e Silverstone, mas a fiabilidade do carro ainda não era o seu forte, e costumava traí-lo.


Mas o motor Cosworth era rápido e potente o suficiente para fazer um brilharete: Jim Clark fez a pole-position, com Jack Brabham ao seu lado. Bruce McLaren era terceiro, já demonstrando todas as potencialidades do seu chassis. Na sua táctica habitual, de largar na frente e imprimir o seu ritmo, este seria um passeio no parque… se o carro ou o motor Cosworth colaborar.


Mas no momento da partida, Clark foi surpreendido por… Dan Gurney. O piloto americano da Eagle – Westlake partiu logo na frente, seguido por Clark e Brabham. As coisas passaram-se assim até à quinta volta, altura em que o americano teve que acabar a corrida porque o motor cedeu. Assim sendo, Clark ficou na frente e começou a fazer aquilo que sabia melhor: imprimir o seu ritmo. Tudo corria bem até à volta 13, quando o desastre aconteceu: um pneu furado. Lentamente, Clark levou o seu carro até à box, onde os mecânicos colocaram pneus novos. Só que naquele tempo, a operação era demorada, e Clark ficou a uma volta da liderança.


Foi aí que começou a sua extraordinária recuperação, como explica o Blog Formula 1 Grand Prix: "Quando voltou, Clark estava uma volta inteira atrás dos líderes. Graham Hill, seu companheiro na Lotus, era o primeiro colocado. Mas havia todo um pelotão não tão distante. As Brabham de Jack Brabham e Dennis Hulme, a Honda de John Surtees, a Ferrari de Chris Amon e a Cooper de Jochen Rindt eram apenas alguns dos adversários.


Apesar da concorrência, Hill abriu uma vantagem confortável na liderança. Ao mesmo tempo, Brabham tinha problemas com um acelerador preso e Hulme abandonava por sobreaquecimento. Enquanto tudo isso acontecia, Clark estava em franca recuperação.


O escocês não demorou a recuperar a volta perdida que tinha para os líderes. Agora, sua desvantagem era de algo em torno de um minuto e meio. Seria a recuperação impossível? Não para Jim Clark.


A nove voltas do fim, Hill quebrou de repente, deixando a liderança para Brabham. Surtees vinha pouco atrás em segundo, enquanto Jim já aparecia em terceiro. Definitivamente, não havia nada que os dois da frente poderiam fazer para segurar o escocês. Em apenas duas voltas, Clark ultrapassou Surtees e Brabham. Estava de volta ao primeiro lugar, após uma exibição fantástica, e faltando apenas alguns poucos giros para o fim do Grande Prêmio. Nada poderia dar errado. Nada?"



Pois é… o balde de água fria veio na ultima volta: Clark teve que abrandar que abrandar porque… não tinha gasolina! Sendo assim, John Surtees de Jack Brabham passaram Clark e discutiram entre si quem iria ganhar a corrida. E decidiram… por 0,2 segundos. A favor de John Surtees, no seu Honda. Seria a última vitória do piloto inglês e da marca do Sol Nascente durante 39 anos.


Mais tarde soube-se o porquê da falta de gasolina na última volta: "Após o furo (…) do escocês, Colin Chapman resolveu arriscar, colocando um mínimo de combustível no carro de Jim. Em sua brilhante recuperação, o escocês quase esvaziou o tanque. O sistema, então, falhou, deixando de puxar os últimos litros. Superado pelos dois líderes, Clark precisou se contentar com o terceiro lugar.


Dizem que essa foi uma das pouquíssimas vezes em que o escocês desentendeu com seu chefe. Afinal, depois de sua fenomenal actuação, nenhum outro resultado era merecido além da vitória. Infelizmente, por um desses caprichos do automobilismo, ela não veio."

Já agora, para acabar: o Blog do Ico, que colocou ontem um post sobre esta corrida, colocou também um link para um livro de banda desenhada sobre este Grande Prémio. Com base em fotografias e em imagens do jogo "Grand Prix Legends", fez uma excelente história. A não perder!

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