quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Extra-Campeonato: o país que tem vergonha da sua Selecção

Ontem à noite foi dia de jogos para a qualificação para o Euro 2008. Se para algumas equipas, a qualificação foi alcançada (Alemanha, Rep. Checa), para outros, esta está quase lá (Portugal, Polónia, Croácia). Mas desde o inicio que sabiamos que havia dois países qualificados: os organizadores do evento, Austria e Suiça. Sendo assim, ambos os países estão isentos de participarem na fase de qualificação (tal como nós, quando organizamos o Euro 2004)



Ora bem, parece que para uma das equipas, a Austria, as coisas andam mal, muito mal. Parece que a preparação está a ser um desastre, e muitos dos adeptos estão tão incomodados com as exibições, que anda a circular uma petição para que a Austria... desista da sua participação no Euro 2008. A noticia apareceu na edição de ontem do jornal português "Diário de Noticias" e decidi reprodizi-la na sua íntegra:


"Já são 10 mil os austríacos desejosos de ver a sua selecção de futebol excluída do Europeu 2008, que o próprio país organiza, juntamente com a Suíça. Passado quase um mês desde a sua criação, a associação de adeptos autodenominados "salvadores do futebol austríaco" conseguiu reunir, pela internet, 10 mil assinaturas (que representa 0.125% da população) a subscrever a petição que pede a retirada da equipa.


O objectivo da iniciativa, segundo um dos seus mentores, Michael Kriss, filho de um ex-internacional austríaco, é mesmo "evitar que os amantes de futebol entrem em depressão" ao verem a Áustria a jogar. "As actuações de qualidade da equipa comandada por Josef Hickersberger são tão raras quanto a aterragem de meteoros na Terra", argumenta o grupo, que se afirma preocupado com os fracassos consecutivos. É que este ano a equipa ainda não conheceu qualquer vitória e, para piorar o cenário, no passado sábado igualou o recorde negativo de nove derrotas consecutivas, que tinha 33 anos, ao perder frente à Suíça, por 3-1 .

Kriss pretende que esta iniciativa, intitulada "por um Europeu sem Áustria", consiga um milhão de assinaturas para serem entregues à Federação do país, que o assunto seja debatido entre os grupos de decisão da Áustria e que a televisão estatal renuncie à transmissão televisiva dos jogos da selecção.

Indignado com iniciativa, o seleccionador nacional Josef Hickersberger considera estar perante um "desatino absoluto que não pode ser levado a sério". Mais cáustico foi o comentário do ex-internacional Andreas Herzog: "Ignorava por completo que na Áustria existissem 10 mil idiotas". Já Michel Platini, presidente da UEFA, diz estar perante a "ideia mais tonta" que alguma vez ouviu."


Já agora: A Austria jogou ontem com a Costa do Marfim, que esteve no último Mundial, na Alemanha, e ganhou por 3-2. Portanto, acho que a ideia da exclusão pode amainar um pouco...

Sem comentários: