quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Como subir o Pikes Peak sem piloto



A ideia de um carro sem condutor parece ficção cientifica. Mas em 2010, a ficção cientifica pode se tornar realidade. Isto, se a proposta feita pela Universidade de Stanford, na California, e a VAIL (Volkswagen Automotive Innovation Lab) for para a frente. E qual é? Fazer o Pikes Peak num carro sem condutor.


Parece de loucos, mas não. Desde há alguns anos a esta parte se vêm investigando sobre a possibilidade de se construirem veiculos sem condutor, que serviriam para experiências extremas, como conduzir veículos do exército em caravana, evitando que os condutores caiam em emboscadas, por exemplo. Desde 2004 existe o DARPA Challenge, um concurso feito pelo Departamento de defesa dos Estados Unidos, com o objectivo de encontrar um veículo capaz de andar normalmente sem o uso do condutor. O que seria útil, por exemplo, quando o condutor estivesse cansado a adormecesse na estrada, por exemplo. Sim, as mortes na estrada podem diminuir em muito, caso haja sistemas destes em cada veículo, activadas em casos de emergência...


Mas aqui, eles tem esta ideia: usar um Audi TT-S modificado com o objectivo de fazer a rampa mais famosa do mundo, algo que a Audi já fez em 1985 e 1987, com um Quattro de Grupo B tripulado pelos míticos pilotos Michelle Mouton e Walter Rohrl. Boa sorte!

Sem comentários: