terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Dakar 2015 - Dia 10

Com os dias de descanso cumpridos por motos e automóveis (e camiões), a caravana rolou hoje entre Iquique e Calama, em terras chilenas, numa etapa dura, com as dunas do deserto do Atacama como cenário.

Depois das motas passarem por apuros no dia anterior, passando por chuva e frio no Salar de Uyuni, e tendo uma razia em termos de classificação, o dia de hoje foi totalmente favorável às cores portuguesas, com Hélder Rodrigues, um dos "derrotados" de ontem a conseguir a proeza de repetir a vitória na etapa de hoje, conseguindo até uma dobradinha com Paulo Gonçalves, agora o piloto numero um da Honda. Segundo na tirada, conseguiu ganhar mais de quatro minutos a Marc Coma, que foi o terceiro da tirada. Já Ruben Faria foi o 11º a 34 minutos do vencedor.

Para Paulo Gonçalves, este foi um resultado importante: Hoje foi um bom dia para a equipa HRC, o Hélder [Rodrigues] ganhou a etapa, está de parabéns, eu consegui fazer uma boa especial, encurtei a distância para a frente da corrida e consegui distanciar-me dos meus perseguidores. No início estava muito pó, mas sabia que era um dia importante para ganhar algum tempo, estava a fazê-lo muito bem mas ao quilómetro 320 perdi imenso tempo a encontrar um waypoint muito difícil de encontrar, andei cerca de 10 quilómetros para o encontrar, mas depois tinha mais 210 para tentar recuperar voltar a encostar-me na frente da corrida, ataquei bastante e acabei por conseguir chegar relativamente perto. Estou satisfeito por mim, pela equipa HRC, pelo Hélder... depois do mau dia que a equipa teve ontem hoje foi bom termos recuperado e termos ganho a etapa”, salientou.

Já Ruben Faria referiu que apesar do cansaço e da altitude, continua forte: Hoje senti um pouco de dificuldades na fase final especialmente devido à altitude e ao cansaço acumulado do dia de ontem. Hoje ressenti-me um pouco mais do esforço de ontem mas mantive a sexta posição. Estou pronto para uma fase final de Dakar que promete ser bastante dura pois amanhã enfrentamos a primeira parte de uma segunda etapa maratona e essa sim pode ser decisiva para o resultado final.

Na geral, Coma lidera, mas vê a diferença para Paulo Gonçalves reduzida para cinco minutos e 28 segundos. Ruben Faria é agora o sexto classificado, a cerca de uma hora do piloto espanhol, enquanto que Helder Rodrigues fecha o "top ten", com um atraso de três horas para Coma.

Nos automóveis, Nani Roma foi o melhor na etapa, mas o que interessa é saber que Nasser al Attiyah foi o segundo classificado, que ganhou 15 minutos a Giniel de Villiers, que terminou o dia no quarto posto. Já Yazid al Rahji foi o sexto classificado, a 21 minutos do vencedor. Carlos Sousa não teve uma grande etapa e foi apenas o 16º a 52 minutos do vencedor.

Na geral, Al Attiyah lidera, com um avanço de 24 minitos sobre De Villiers, enquanto que Al Rahji têm 39 minutos e 29 segundos do piloto qatari. Já Carlos Sousa é nono, a mais de duas horas do lider.

A etapa de amanhã do Dakar irá marcar o início de mais uma etapa maratona, entre Calama e Salta, com mais 371 quilómetros cronometrados e outro tanto de ligações.

Sem comentários: