segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Apresentações 2016 (VI): o Force India VJM09

A primeira sessão de testes do ano, em Barcelona, serviu para mostrar ao mundo o novo chassis da force India para 2016, o VJM09, que será guiado pela terceira temporada consecutiva pelo alemão Nico Hulkenberg e pelo mexicano Sergio Perez. O carro é uma evolução do chassis do ano passado, tendo até o estranho nariz que foi usado a partir da segunda metade do ano, e que permitiu à equipa ascender até ao quinto lugar do campeonato de Construtores, culminando com um pódio para Sergio Perez, em Sochi.

Contudo, apesar dos sorrisos, os pilotos titulares não deixaram de se queixar do facto de no primeiro dia de testes, quem iria conduzir o carro seria outro mexicano, Alfonso Celis Jr, que tem o papel de piloto de testes. "Não é o ideal", resumiu Nico Hulkenberg.

"Há muitas verificações e outras coisas, então ainda há tempo para isso. Quer dizer, não é o fim do mundo. Foi uma decisão da equipa e temos de aceitar", continuou o piloto alemão.

Já Sergio Perez alinhou no mesmo diapasão do que o seu companheiro de equipa: "É totalmente compreensível do ponto de vista da equipa", começou por dizer em declarações ao site norte-americano 'Motorsport'. "Isso ajuda a ter sempre alguns benefícios financeiros."

"Também é importante a gente dar a ele algum tempo, especialmente porque ele também vai pilotar nos primeiros treinos livres, então ele também tem de ter alguma experiência com o carro. Mas claro que, como piloto, você sempre quer o máximo de tempo possível no carro, mas, às vezes, isso não é possível", concluiu.

Já em relação ao carro em si, os responsáveis técnicos confirmam que o VJM09 é uma evolução do carro do ano anterior, pois eles têm a consciência de que as regras mudarão muito na próxima temporada. Mas têm esperanças de se aproximarem da concorrência de Williams e Red Bull nesta temporada, como diz Andy Green, o seu diretor técnico:

"Você pode dizer que a especificação V do ano passado formou a base para que construíssemos o carro de 2016. Estávamos numa situação em que o nosso desempenho em pista era muito bom e a informação que recebíamos era bem parecido ao que esperávamos, então sabíamos que precisávamos continuar para a desenvolver uma plataforma sólida. Como as regulamentações provavelmente vão mudar em 2017, não parecia eficiente usar nossos recursos para começar do zero um projeto que pode ter uma vida tão curta", disse.

Otmar Sznafauer, o diretor de operações da marca, afirmou que haverá atualizações ao longo da temporada: "O programa do túnel de vento em Colônia está amadurecer, e os ganhos que conseguimos durante este inverno nos encorajaram. As primeiras atualizações deverão estar no carro a tempo para a primeira corrida, em Melbourne. Também pensamos em dar outro passo de gigante antes do começo da temporada europeia", contou.

Celis Jr. vai andar no carro nos dois primeiros dias, enquanto que Perez e Hulkenberg andarão um dia cada um em Barcelona.

Sem comentários: