quinta-feira, 10 de março de 2016

Uma nova série... elétrica

Depois de vermos a acontecer a Formula E, seria de esperar que outras competições elétricas pudessem aparecer entretanto. E parece que é isso que está a acontecer, com o anuncio da Electric GT Series, que vai ter a partir do ano que vêm 20 carros, todos Tesla Model S P85, o mais potente da marca, que poderá dar cerca de 800 cavalos. A ideia vem de dois homens, Mark Gemmell e Agustin Payá, o primeiro como produtor, o segundo como engenheiro, e querem fazer uma competição com pelo menos sete corridas, na Europa e na Ásia.

"Tudo começou com o nosso desejo de acelerar a mudança para a mobilidade sustentável que nos permitirá finalmente acabar com esta era dos combustíveis fósseis", começou por dizer Gemmell.

"Estive no ano passado no Monaco ePrix e ali decidimos ir além do planeamento e investigar seriamente a possibilidade de criar uma nova categoria de automobilismo com zero emissões. Eu e a equipa Executive GT elétric partilhamos a firme convicção de que é altura de nos deixar conhecer ao mundo que há um caminho para sair da economia de combustível fóssil", continuou.

"O que os promotores de Fórmula E estão fazendo para espalhar a palavra sobre a mobilidade sustentável é simplesmente fantástico. E a minha admiração e reconhecimento para Elon Musk e tudo o que Tesla Motors faz para o desenvolvimento da mobilidade sustentável levou-me a considerar a possibilidade de criar um campeonato com o Model S como uma plataforma promocional para a inovação tecnológica, desenvolvimento sustentável e alienação de combustíveis fósseis. Mas foi quando Agustín e nossa equipe técnica confirmou que o modelo S é mais do que adequado para  as corridas de GT é que decidi que iriamos criar uma nova categoria no automobilismo", concluiu.

"É o melhor carro de emissões zero capaz de correr em circuitos de classe mundial na categoria GT. A versão comercial acelera mais velozmente e proporciona melhores tempos de volta que muitos carros de combustão GT ", começou por dizer Payá, o Director Técnico da competição.

"Nós escolhemos o modelo de Tesla S, simplesmente porque é um dos melhores carros já feitos, e certamente um dos melhores carros cem por cento elétricos. Estamos convencidos de que a partilha do seu impressionante potencial de corrida em circuito vai ajudar a inspirar muitas pessoas para o transporte sustentável", continuou.

"Embora seja um modelo de luxo, parece que foi feito para as corridas. Sua distribuição de peso e surpreendente baixo centro de gravidade, apesar de sua massa considerável (mais de duas toneladas de peso), permite que a velocidade em curva seja inacreditável, não esquecendo o seu binário que parece não ter fim, se somam a um grande carro de corrida", concluiu.

Apesar de este ser o carro escolhido, ambos não descartam outros modelos para poderem entrar na competição.

"Nós escolhemos o Tesla Model S por ser um veículo de alto desempenho cem por cento elétrico na produção em massa para o mercado mundial, mas incentivamos e acolhemos outras montadoras para participar nesta competição. Seria fantástico ver outros fabricantes de supercarros elétricos se juntarem ao World Series GT Eléctric", concluiu Payá.

Ambos afirmam que os carros, com poucas modificações, irão andar em testes durante a temporada de 2016, quer em Barcelona, quer em Jarama, e que em 2017 haverá um calendário de sete corridas prontas para acolher esta nova série.

Sem comentários: