sábado, 12 de março de 2016

Formula E: Lucas di Grassi vence no México

O brasileiro Lucas di Grassi foi o grande vencedor da corrida mexicana da Formula E, que aconteceu esta noite no Autódromo Hermanos Rodriguez, na Cidade do México, conseguindo bater Jerome D'Ambrosio e Sebastien Buemi, numa corrida cheia de peripécias, especialmente para os cinco primeiros, com penalizações pelo meio. 

Para António Félix da Costa, ao piloto português aconteceu de tudo e não conseguiu aproveitar a boa posição na grelha, sendo penalizado devido a um problema na caixa de velocidades, caindo para a última posição. Depois, batidas e penalizações fizeram com que nunca saísse da última posição e não acabou por não chegar ao fim devido a uma batida, que danificou o seu carro.

Debaixo de sol e com as bancadas cheias, a corrida começou sem problemas, com D'Ambrosio a ficar na frente de Prost e Di Grassi, com Abt no quarto posto, pressionado por Buemi. Mais atrás, houve confusão quando Félix da Costa ficou ensanduichado entre Mike Conway e Bruno Senna, quebrando a asa da frente. Antes, por falta de espaço, fez "corta-mato" na primeira chicane para evitar uma colisão com o seu companheiro de equipa, ganhando posições. Todas essas faltas fizeram com que mais tarde fosse penalizado.

Nas voltas seguintes, Jerome D' Ambrosio aguentou o pelotão de quatro carros que se afastavam do resto. Algumas voltas mais tarde, o piloto suíço passou o piloto da Abt numa manobra arriscada e ficou com o quarto posto. 

Com o passar das voltas, os quatro primeiros estavam muito perto um do outro, mas sem grandes chances de ultrapassagem. Atrás, os comissários tinham visto as manobras de Félix da Costa e decidiram penaliza-lo com uma passagem pelas boxes, caindo para a última posição.

Di Grassi lutava pelo segundo posto, que era de Nicolas Prost, e na volta 22, antes da paragem para trocar de carro, conseguiu passar o piloto francês para ficar com o segundo lugar e ter uma vantagem na saída das boxes. 

Na saída, Di Grassi manteve o segundo lugar, mas atacou imediatamente D'Ambrosio e com um "boost" conseguiu passar para ficar com a liderança da corrida. O brasileiro afastou-se enquanto que o belga começou a ser ameaçado por Sebastien Buemi para ficar com o segundo posto, beneficiando da troca de carro com o seu companheiro de equipa, Nicolas Prost.

A luta entre ambos foi forte, com momentos em que o suíço até fez "corta-mato" para passar o belga da Dragon para o superar, mas depois teve de devolver a posição. E enquanto tudo isso acontecia, Di Grassi afastava-se da concorrência, chegando a ter até... dez segundos!

No final, Buemi não conseguiu passar D'Ambrosio e foi terceiro, vendo vencer o seu grande rival, Di Grassi. Prost foi depois penalizado por "largada insegura", mas não perdeu o quinto posto, atras de Loic Duval. Robin Frijns foi o sexto, enquanto que nos restantes lugares pontuáveis ficaram o Virgin de Sam Bird, o carro de Daniel Abt, o Mahindra de Nick Heidfeld e o Venturi de Stephane Sarrazin.

No campeonato, Lucas de Grassi lidera com 101 pontos, contra os 95 de Buemi. A Formula E regressa a 2 de abril, nas ruas de Long Beach.

Sem comentários: