sexta-feira, 11 de março de 2016

O ponto de situação sobre o Toyota Yaris WRC

Os rumores sobre o projeto da Toyota no seu regresso do WRC tem vindo a ser persistentes, no sentido de haver atrasos no desenvolvimento e testes do Yaris WRC. Tommi Makinen, contudo, já veio a dizer que isso não vai acontecer, apesar de admitir que havia planos para antecipar os testes, abortados devido à falta de peças.

O plano inicial sempre foi começar a testar em abril, mas em determinada altura pensámos ser possível começar a fazê-lo ainda em março, mas percebemos que não dava, pelo que regressámos ao planeado anteriormente”, começou por dizer em declarações à Autosport portuguesa.

"Está tudo quase pronto, o motor está montado, só estamos à espera de pequenas peças para tudo ficar preparado. O primeiro roll out e shakedown será realizado na Finlândia, e no princípio de maio deveremos testar no centro e Sul da Europa onde esperamos fazer muitos quilómetros. A ideia é colocar no terreno duas equipas de testes de modo a que possamos recolher informação de várias fontes“, concluiu.

Contudo, o facto de a marca japonesa começar a treinar com o seu carro a sete meses do primeiro rali da temporada de 2017, e de afirmar que só em setembro é que o carro vai estar pronto para homologação, faz levantar as sobrancelhas dos mais entendidos no assunto, comparando ao que fez a Volkswagen, que andou dois anos a testar o carro antes do seu primeiro rali, o Monte Carlo de 2013. E nesse rali, Sebastien Ogier foi segundo classificado, logo na primeira saída do carro alemão!

Em suma, só os testes - que contarão com Mikko Hirvonen e Teemu Suninen como pilotos de desenvolvimento, entre outros - é que poderão dizer como andará o carro em relação à concorrência. Pelos vistos, a chance de ser como a Hyundai parece ser mais plausível... 

Sem comentários: