segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Dakar 2017: Etapa 7, La Paz - Uyuni

Deveria ter sido uma etapa-maratona, mas a sétima etapa do Dakar, que liga hoje as cidades de La Paz e Uyuni, no total de 622 quilómetros, 322 dos quais estavam inicialmente previstos para serem em troços cronometrados, antes de ontem ter sido reduzido para 161 quilómetros em troço contabilizado devido ao mau estado do piso, rendeu algumas coisas interessantes na classificação do Dakar, depois dos dois dias de descanso que tiveram em terras bolivianas - recorde-se que a sexta etapa, entre Oruro e La Paz, foi cancelada devido ao mau tempo.

Nos automóveis, os Peugeot foram os melhores. Stéphane Peterhansel superiorizou-se ao seu colega de equipa, Sébastien Loeb, por apenas 48 segundos e dilatou a vantagem no topo da classificação geral. Agora, ambos estão separados por um minuto e cinco segundos e parece que eles serão os favoritos à vitória final. Giniel de Villiers, o sul-africano da Toyota, foi o terceiro na etapa, a três minutos e 33 de Peterhansel, enquanto que Mikko Hirvonen foi o quarto e o melhor dos Mini nesta etapa.

Na geral, depois de Peterhansel e Loeb, está Nani Roma, que foi apenas sexto nesta etapa e está agora a 11 minutos e sete segundos da liderança, mais do que suficiente para manter a pressão sobre os Peugeot.

Nas motos, o americano Ricky Brabec levou a melhor sobre Paulo Gonçalves por meros um minuto e 44 segundos, e alcançou a sua primeira vitória em etapas no Dakar. Sam Sunderland foi o terceiro, terminando a quatro minutos e 43 segundos do vencedor, na frente de Joan Barreda Bort, quarto, a seis minutos e 51 segundos.

Estou orgulhoso com o trabalho que tenho vindo a realizar, estou nesta altura muito perto de entrar no top 10, embora o meu objetivo inicial fosse terminar entre os cinco primeiros. Vamos ver o que vai dar esta semana”, explicou Brabec, no final desta etapa.

Não foi uma jornada longa, mas foi muito difícil. Teve muita navegação sobre tudo a partir do quilómetro 90. Consegui alcançar durante a etapa o Sam Sunderland e ao mesmo tempo preservar a moto, pois estamos numa etapa maratona. Nesse sentido estou contente porque a moto está impecável”, comentou Paulo Gonçalves, ao chegar a Uyuni.

Na geral, Sunderland continua a liderar, com 17 minutos de vantagem sobre o chileno Pablo Quintanilla, e 22 minutos e 16 segundos sobre Adrien van Beveren. Paulo Gonçalves é o oitavo, a uma hora e cinco minutos da liderança, enquanto que Joaquim Rodrigues e Hélder Rodrigues (sem qualquer tipo de parentesco) estão às portas do "top ten" sendo 11º e 13º classificados, respectivamente.

Amanhã, a oitava etapa ligará Uyuni, na Bolivia, a Salta, na Argentina, num total de 892 quilómetros, 492 dos quais em troço cronometrado.

Sem comentários: