quinta-feira, 1 de março de 2018

Rumor do Dia: Ford a caminho da Formula E?

O site e-racing365.com faz esta quinta-feira a manchete de que a Ford considera ir para a Formula E no final de 2019, quando terminar o seu programa na Endurance, com os GT's. A ideia é que, vendo a quantidade de marcas que estão a entrar na competição elétrica, e vendo também o mercado nos Estados Unidos a fazer uma grande mudança nesse sentido, depois da chegada da Tesla e da Chevrolet lançar o seu Bolt, a marca da oval quer ter um carro elétrico como complemento aos modelos de estrada que pretende lançar na próxima década.

Aliás, a Ford anunciou recentemente que irá fazer um forte investimento nesse sentido: onze mil milhões de dólares em tecnologia híbrida ou elétrica, espalhados por quarenta modelos. 

Contudo, uma equipa de raíz vai ser complicado, pois apesar da Formula E ir alargar a competição para doze equipas na temporada 2018-19, os lugares extras já foram prenchidas pela Mercedes e Porsche. Assim sendo, a alternativa poderá ser uma equipa satélite, e fontes bem colocadas na empresa dizem que esse vai ser o caminho. A grande favorita é a Dragon Racing, de Jay Penske, cujo pai, o mítico Roger Penske, tem fortes ligações à Ford.

Outra hipótese poderia ser a Virgin Racing, que irá terminar no final desta temporada a sua ligação com a DS, que irá para a Techeetah. Ter outra marca a bordo da equipa não seria mau de todo para a marca apoiada por Richard Branson.

Alejandro Agag, fundador e diretor da Formula E, já terá realizado uma viagem a Detroit no início deste mês para conversar com a equipa de gestão da Ford sobre essa possibilidade. Um representante da marca disse ao site que "não comentamos sobre especulações acerca dos nossos planos futuros".

O campeonato da Formula E prossegue neste fim de semana com o ePrix do México, no Autódromo Hermanos Rodriguez.

Sem comentários: