quinta-feira, 14 de março de 2019

A imagem do dia (II)

Quem tem conta no Twitter, sabe da existência das contas oficiais - e das contas falsificadas - de personagens reais. E eu, que conheço uma ou duas coisas sobre o mundo da Formula 1 e da "twitterlândia", acompanho algumas contas falsificadas porque as pessoas que as gerem tem piada. Verdade.

Charlie Whitting não era excepção. Ele não estava presente nas redes sociais - nem o Bernie Ecclestone, claro - mas havia uma conta que se reclamava com orgulho de ser o "Fake Charlie Whitting", usando a conta. Era gerida pelo canadiano Mark McArdle, e era tão boa que o próprio Whitting tinha piada suficiente para o convidar a ir aos bastidores do padock de alguns Grandes Prémios e mostrar uma ou duas coisas. Como fica demonstrado com esta foto que coloco aqui. E trocavam regularmente

E claro, esta conta "cem por cento autenticada por ser falsa" era popular entre os fãs. E sim, eu era um dos seus seguidores. Logo, quando soube da morte de Whitting, esta madrugada, o meu primeiro pensamento foi um... "ora bolas, e o gajo que manda na conta fake do Charlie Whitting"? 

Bom, tive esta tarde a resposta: o seu criador vai encerrar a conta. E não vai embora sem lhe dar um devido tributo ao seu mentor.

"Faz duas horas desde que soube da morte do Charlie. Passei muito tempo no meu escritório lendo belas homenagens sobre este homem incrível. Percebi algo que me chamou a atenção. Era um boné 'Fake Charlie Whiting' que criei e que havia sido autografado por muitos pilotos. Mas verdade seja dita, a assinatura mais importante no boné foi do diretor de corridas de longa data da Formula 1. Em lágrimas”, começou por dizer a mensagem.

Recebi um e-mail do Charlie ontem, quando ele estava à espera para embarcar para a Austrália. Ele partilhou algumas notícias sobre as férias com sua família e sua ansiedade com a nova temporada, e com a série na Netflix. Cada vez que recebia algum e-mail de Charlie era uma emoção. Valorizo demais esses e-mails. Ele era muito generoso. Lembro que, há alguns anos, perguntei a ele sobre o esclarecimento de uma regra. Mandei [um e-mail] 15 minutos antes da classificação no Bahrein. Para minha surpresa, ele respondeu em seguida. Esse era Charlie. Generoso”.

"Pode parecer estranho para alguns ser tão afetado pela morte de um homem que só via uma ou duas vezes por ano e com quem tive um relacionamento baseado principalmente em e-mails. Mas Charlie não era um homem convencional. Ele era especial. Esta é, provavelmente, a principal razão pela qual criei minha conta Fake Charlie Whiting no Twitter. Charlie era enigmático, quase misterioso. Fãs hardcore sabiam quem ele era, mas você nunca ouvia nada sobre ele. Ele foi a pessoa perfeita para representar. Mas como eu o conheci, fiquei encantado em saber que ele é rápido com um sorriso e uma risada, e claramente adora o desporto do qual ele era o líder, muito mais do que qualquer outro fã. Vou guardar com carinho as conversas que tive com Charlie durante os fins de semana da corrida, quando ele generosamente me convidava para entrar. Ir ao circuito com Charlie e Herbie [Blash] vai ser algo de que sempre vou me recordar e sorrir. Eles eram uma ótima dupla".

Nós perdemos um gigante do automobilismo. Aos 66 anos, ele tinha muitos anos pela frente. Sua família perdeu um grande pai e marido. Meu coração está com todos eles. Abrace seus entes queridos. Frequentemente. Seja rápido para sorrir. Seja generoso com seu tempo e tenha paciência. Estas são as coisas que Charlie demonstrou a cada passo que ele deu no paddock

Como ‘Fake Charlie Whiting’, disse há muitos anos que, quando Charlie Whiting se for, Fake Charlie se vai. Sempre pensei sobre isso em termos da reforma do Charlie. Nunca considerei este cenário. Ainda parece impensável. Não parece certo continuar a usar o bom nome de Charlie sem que ele esteja por perto para curtir isso. O último tuíte de Charlie é uma foto de Charlie e eu na primeira vez que o conheci em Montreal. E eu vou deixar você em um segredo: enquanto Charlie não estava no Twitter, ele era meu público principal. Charlie me contou como ele gostava quando as pessoas vinham até ele mencionando um tweet engraçado de Fake Charlie Whiting. Se eu ajudei o mundo a conhecer e espero que aprecie esse homem incrível, então vou levar isso como missão cumprida”, concluiu.

Verdade. Bom saber que o bom humor de um tinha a benção do verdadeiro. Sempre falamos que os britânicos têm sempre um grande sentido de humor, e Charlie Whitting mostrou isso. É por isso que todos irão sentir a sua falta. E ao escrever isto, voltei a ver os "tweets" do falso Charlie, e ali há coisas fantásticas. 

Sem comentários: