terça-feira, 23 de julho de 2019

A imagem do dia

Já queria escrever isto há algum tempo, porque de uma certa forma, até é pessoal, como por algumas vezes escrevo esta secção no blog. E como o mês coincide, achei por bem que seria a altura ideal.

A 22 de julho de 1894 - ou seja, fez ontem 125 anos - um conjunto de pessoas reúne-se em Paris para tentar provar uma coisa: que as carruagens sem cavalos já tinham a potência e autonomia suficiente para irem de uma cidade à outra e serem uma alternativa viável. De 102 inscritos, 21 acabaram por participar e o melhor foi o conde De Dion, que tinha um veículo a vapor, a uma velocidade média de 20 quilómetros por hora, e esse carro tinha uma potência equivalente a quatro cavalos.

O entusiasmo da iniciativa do Le Petit Journal, um dos mais populares de Paris e da França, fez com que no ano seguinte se organizasse uma corrida até Bordéus, que foi outro sucesso de público, e depois se criasse o Automobile Club de France, o mais antigo do mundo, surgindo os automóveis e o automobilismo, como o conhecemos.

Em 1999, o Diário de Noticias faz o "Noticias do Milénio", um livro que serviria para comemorar o milénio do qual iríamos abandonar. Em março, decide colocar anúncios de página inteira para atrair leitores para que escrevessem as suas próprias histórias. E o prémio era aliciante: cem euros por cada artigo publicado. Decidi tentar a minha sorte, e entre algumas noticias, mandei esta da primeira corrida automobilística. Se soubesse, teria mandado mais...

O livro saiu a 1 de julho... e esgotou. De inicio, não liguei muito, mas pouco tempo depois, vi isto. Naturalmente, tinham escolhido um artigo meu e ganho dinheiro, e queria encontrar um exemplar para o ter na minha estante. O que não sabia é que iria demorar mais alguns dias e uma nova edição, até ter um nos meus braços. Até lá, teria de ver o exemplar que existia na Biblioteca Municipal, e do qual tinha visto primeiramente.

Confesso que nunca pensaria ver uma coisa destas. Naturalmente nestas coisas, tenho baixas expectativas, para ver se sou agradavelmente surpreendido - ou não - e claro, aconteceu. Hoje, vinte anos depois, e 125 após a primeira corrida de automóveis, e depois de ter assistido a uma revolução na mobilidade e na competição - algo do qual alguns se recusam a aceitar e a acreditar - vejo isto como uma espécie de "medalhinha" e de como esta coisa de escrever sobre carros já vêm de longe...

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