sábado, 20 de junho de 2020

A situação clínica de Alex Zanardi

Alex Zanardi
está a lutar pela vida. Cerca de 24 horas após o seu grave acidente, quando se acidentou e colidiu com um camião numa estrada nos arredores de Siena, quando participava numa iniciativa solidária, depois de uma cirurgia de três horas e meia numa unidade hospitalar local, a sua condição permanece "séria, mas estável".

Contudo, o dr. Giuseppe Oliveri, o neurocirurgião que fez a operação ao antigo piloto e agora paraciclista, afirmou que ainda é cedo para chegar a conclusões, e o quadro poderá piorar a qualquer momento.

"A intervenção foi como deveria ter sido, dada a seriedade da situação inicial", começou por dizer Olivieri.

"Não sei qual será o prognóstico [no momento, é confidencial, nota do editor], mas estou convencido de que vale a pena cuidar. O quadro neurológico no momento não é avaliado, é algo que veremos a tempo, quando ele acordar, se ele acordar.", continuou. "Ele tem um cateter para medir a pressão intracraniana, [e isso é o que] nos mantém informados sobre as condições do cérebro. Se necessário, será realizada uma tomografia computadorizada, mas apenas se a pressão variar".

"Isso significa que está em uma situação em que pode até morrer. Nestes casos, as melhorias ocorrem lentamente ao longo do tempo, enquanto o agravamento pode ser repentino. Se as coisas correrem bem estabilizará em uma semana, dez dias. E se isso acontecer, poderá ser acordado lentamente e avaliado.", concluiu.

Sem comentários: