domingo, 3 de outubro de 2021

WRC 2021 - Rali da Finlândia (Final)


Elfyn Evans foi o grande vencedor do Rali da Finlândia, e com o quinto lugar de Sebastien Ogier, relançou a sua candidatura ao campeonato do mundo, a duas provas do final. O piloto da Toyota conseguiu levar a melhor sobre Ott Tanak e Craig Breen, num muito movimentado rali.

Com quatro especiais para o final, duas passagens duplas por Laukaa e Ruuhimäki, e com Evans e Tanak separados por 9,1 segundos, com Craig Breen è espreita, a 19,5 segundos, Tanak começou o dia ao ataque, vencendo a primeira passagem por Laukaa, mas apenas tirou 0,4 segundos a Evans. E quando o galês triunfou na primeira passagem por Ruuhimäki, ele tirou 3,5 segundos ao estónio, e praticamente deve ter confirmado a vitória na prova. E na 18ª especial, Evans melhorou ainda, vencendo e açargado a vatagem para 12,4 segundos.


Na Power Stage, Evans foi o melhor, 1,7 segundos n frente de Tanak e 2,9 sobre Esapekka Lappi. E no final, o galês estava feliz com o resultado.

"Este [resultado] parece bom da maneira como o conseguimos fazer. Lutámos muito na Estónia e fizemos algumas alterações ao carro no teste e encontrámos alguma confiança desde o início. Tivemos uma boa posição na estrada na sexta-feira e assumimos a liderança no sábado, e estou muito feliz por poder dar à equipa uma vitória no rali caseiro. Sempre disse desde o início que o objetivo era fazer o melhor em cada rally que nos restava. Temos que apenas nos concentrar em dar o nosso melhor na Espanha e nos preocupar com o resto mais tarde.", comentou.

Com Esapekka Lappi em quarto, a 58,8 segundos, Sebastien Ogier garantira há muito o quinto lugar, a 2.54,4, bem tranquilo, porque Gus Greensmith, o sexto, tinha uma desvantagem de 5.02,3 sobre a liderança. Adrien Formaux foi o sétimo, a 6.22,9, mais de três minutos e meio na frente do melhor dos Rally2, o Volkswagen Golf GTi de Teemu Suninen, a 9.52,1. E a fechar o "top ten" estavam o norueguês Mads Ostberg, a 10.07,8, e o local Emil Lindholm, a 10.52,8.

O WRC continua entre os dias 14 e 17 de outubro na Catalunha.

Sem comentários: