segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Quinze anos depois


E não é que pela primeira ocasião em muito tempo, esqueci-me do aniversário deste espaço?

Não importa muito. Calhou no final de semana, e estava ocupado com os eventos do ePrix do México. Ao menos, houve competição neste dia, algo que muito raramente - acho que até é a primeira ocasião! - em que teve competição no aniversário deste pequeno espaço automobilístico. Todos os anos, contudo, há sempre um bom motivo para comemorar. Como calha este ano a meio das apresentações da Formula 1, há sempre outro bom motivo para celebrar. 

Contudo, é importante falar sobre os tempos que correm por aqui. Em 2022, passamos por mais um período de mudança de regulamentos, a terceira importante, depois de 2008-09, com os difusores, o DRS e as novas asas, e 2013-14, com os motores Turbo. Estes carros serão fortemente modificados, a primeira grande em 40 anos, com o regresso do efeito-solo, carros mais pesados, mexidas nas asas dianteiras e traseiras, e isto acontece no final de uma temporada onde houve um duelo pelo campeonato digno de entrar na história, apesar de um final controverso... 

Não sabemos o que isto dará, mas muitos desejam que a Mercedes não saia daqui a dominar, como tem acontecido desde 2014.

Mas também temos os ralis, que tem carros novos, por causa de um tempo que estamos a passar, e do qual quinze anos antes, pensávamos que seria uma fantasia, ou que aconteceria muito mais tarde. A eletrificação - e antes, a hibridificação - era um sinal das coisas que vinham aí, e apesar de muitos ainda hoje não querem aceitar o que se passa, chegou e irá mudar as coisas, tal como as conhecemos. Recentemente consultei um gráfico e reparei que no ano passado, ainda em plena pandemia, 20 por cento dos carros novos vendidos em Portugal foram elétricos, e a tendência é para aumentar, à medida que a oferta aumenta, os carros tem maiores autonomias, maiores até dos carros com motor a combustão. E a Noruega poderá este ano ser o primeiro país do mundo a deixar de vender carros com motor a gasolina ou a Diesel. Irónico, num país produtor de petróleo...  

De qualquer maneira, neste dia em que se comemora mais um aniversário, estes são os tempos que passamos. O passado não regressa e o futuro é este, quer queiramos, quer não. 

Assim sendo, só posso desejar um Feliz Aniversário - atrasado, é certo - e desejo que este espaço tenha muitos mais anos de vida. E claro, obrigado a todos os que seguem este espaço!

Sem comentários: